A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste final de semana, ações de prevenção contra o HIV em bares e clubes com panfletos e orientações. Os serviços, que incluem a distribuição de preservativos, também são levados a empresas e ao Complexo Penitenciário do Juruá.
As medidas são parte do Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
Em Cruzeiro do Sul 89 pessoas realizam tratamento contra o HIV. 3 novos casos foram diagnosticados este ano e em 2022, foram 10.
No município, a gestão do prefeito Zequinha Lima criou em setembro do ano passado, o Serviço de Atendimento Especializado- SAE, que funciona no anexo ao Posto do Agricultor. No local há oferta de testes rápido, exames e medicamentos. Há uma médica infectologista, técnicos de enfermagem e uma enfermeira para o atendimento e acompanhamento dos pacientes.
" O SAE nos permite cuidar das pessoas com HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em Cruzeiro do Sul de forma direta e gratuita" pontuou a secretária de Saúde do município, Valéria Lima.
Com relação à Sífilis, Cruzeiro do Sul registrou este ano, 99 casos da doença. O diagnóstico e o tratamento são feitos em Unidades Básicas de Saúde e também no SAE.
Comments