top of page

Prefeitura realiza ações de prevenção ao HIV em Cruzeiro do Sul



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste final de semana, ações de prevenção contra o HIV em bares e clubes com panfletos e  orientações. Os serviços, que incluem a distribuição de preservativos, também são levados a empresas e ao Complexo Penitenciário do Juruá.


As medidas são parte do Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.


Em Cruzeiro do Sul  89 pessoas realizam tratamento contra o HIV.  3 novos casos foram diagnosticados este ano e  em 2022, foram 10.


No  município, a gestão do prefeito Zequinha Lima criou em setembro do ano passado, o  Serviço de Atendimento Especializado- SAE, que funciona no anexo ao Posto do Agricultor. No local há oferta de testes rápido, exames e medicamentos. Há uma  médica infectologista, técnicos de enfermagem e uma  enfermeira para o atendimento e acompanhamento dos pacientes.


" O SAE  nos permite cuidar das pessoas com HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em Cruzeiro do Sul de forma direta e  gratuita" pontuou a secretária de Saúde do município, Valéria Lima.


Com relação à Sífilis, Cruzeiro do Sul registrou este ano, 99 casos da doença. O diagnóstico e o tratamento são feitos em Unidades Básicas de Saúde e também no SAE.



bottom of page