Prefeitura promove debate sobre conservação do patrimônio histórico, cultural e artístico

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Durante uma audiência pública, realizada na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu um debate para tratar das questões pertinentes ao patrimônio histórico, artístico e cultural do município. O evento realizado no Centro de Referência e Inovação Educacional (Crie) contou com a participação do prefeito Zequinha Lima, de representantes da Universidade Federal do Acre, do Instituto Federal do Acre, dos Conselhos de Turismo e de Cultura, do Centro Cultural do Juruá, da Secretaria de Turismo e do Ministério Público.

O objetivo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é definir, com a sociedade civil organizada, estratégias para a conservação do ideário do município. Nesse sentido, durante a audiência pública também foi colocada em pauta a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.

O prefeito Zequinha Lima enfatizou a importância do evento, e destacou que a área cultural teve um grande avanço em Cruzeiro do Sul nos últimos anos.

"Dessa forma queremos estreitar as relações entre o poder público e a sociedade civil com vistas a fomentar e fortalecer essa área do patrimônio histórico do município, dos nossos bens materiais e imateriais”, destacou o prefeito .

O secretário municipal de cultura Aldemir Maciel falou que inspiro da gestão tem sido fundamental em ações como estas.

“A partir de agora, a gestão municipal, com incentivo do prefeito Zequinha Lima e do vice Henrique Afonso, terá um olhar carinhoso e atencioso para uma área que é de extrema importância na formação da nossa cultura, da nossa identidade e também da nossa economia", destacou o secretário municipal de cultura, Aldemir Maciel.