top of page
  • Foto do escritorLeandro Altheman Lopes

Prefeitura promove curso de capacitação para árbitros de futebol de Cruzeiro do Sul


O futebol é sem dúvida é a modalidade esportiva mais praticada entre os desportistas, e para que o espetáculo seja o melhor possível dentro de campo é necessário ter também uma boa arbitragem. Foi pensando nisso que a gestão municipal trouxe de forma gratuita para os participantes, o curso sobre atualização das regras do futebol, para preparar melhor os árbitros que atuam no futebol de Cruzeiro do Sul.




No Acre, o município de Cruzeiro do Sul é o que realiza a maior quantidade de competições esportivas durante o ano, entre elas está o futebol.


As principais competições são: Campeonato cruzeirense da 1° divisão, Campeonato da 2° divisão, Copão do Juruá, Campeonato das categorias de base, Copa Master Rei Pelé, e ainda está no cronograma da diretora de esporte, o Campeonato Feminino e o Copão da Vilas. Por isso há a necessidade de preparar bem os árbitros para as competições.



O curso teve início nesta segunda-feira, 9, e encerra no domingo,15. Mais de 50 pessoas ligadas ao esporte estão participando da capacitação que é ministrada pelo árbitro da Federação Acreana de Arbitragem, Josimar Almeida.


Delmonte Filho já atua como árbitro de futebol. Ele ressalta a importância de atualizações constantes para uma boa arbitragem.


“Esse curso tem que ter todo ano, porque a regra é interpretativa e ela muda. Esse curso vem agregar conhecimento ao árbitro para que ajude a interpretar em campo. Apesar do que dizem, muitas vezes a regra não é bem clara. Existem faltas e comportamentos que são interpelativos e é importante conhecer para não prejudicar nenhuma equipe”.


O instrutor é o árbitro Josimar Almeida. Formado pela CBF e Chancelado pela Federação Acreana de Arbitragem, Josimar é uma referência na arbitragem de futebol no estado.

“Me sinto feliz e agradecido primeiramente a Deus e à prefeitura através do Prefeito Zequinha e Coordenação de Esporte, ao secretário Edvaldo. Estou feliz pelo convite, tem muita gente nova querendo aprender.


A arbitragem é quase sempre criticada. Por falta de conhecimento adequado pode-se gerar um conflito e um árbitro mal preparado pode contribuir para que isto aconteça. A arbitragem qualifica o espetáculo.”


Pela primeira vez a prefeitura proporciona este curso de maneira gratuita para árbitros, equipe técnica, jogadores, professores de Educação Física e quem mais queira se qualificar para atuar como árbitro. É o que explica Raffaíne Andrade, Diretor de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.


“ É a primeira vez que a diretoria de esporte está custeando 100% de um curso de arbitragem de futebol. Trazer um árbitro chancelado como Josimar tem despesas como honorários. Para trazer de modo particular são 100 a 150 reais por cursista e aqui está saindo gratuito através do convenio com a liga. São cerca de 50 cursistas, um sucesso a participação . O objetivo é melhora a qualidade dos jogos, melhorando a arbitragem”.

Comments


bottom of page