top of page
  • Foto do escritorLeandro Altheman Lopes

Prefeitura participa de lançamento de Atlas do povo indígena Noke Koi (Katukina)


Para compensar os impactos provocados com a instalação do linhão de energia para Cruzeiro do Sul, a Transmissora Acre firmou parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado para a realização de diversos projetos e programas ambientais, sociais e econômicos na Terra Indígena Katukina do rio Campinas.

Entre as ações, foram produzidos um Atlas da comunidade indígena que teve sua terra cortada pelo linhão e sete álbuns com músicas do povo Noke Ko'i.

O material que registra a história e a cultura da comunidade indígena foi lançado em um evento que ocorreu no Centro Educacional (Cedup), na manhã desta quinta-feira (19). O prefeito em exercício Henrique Afonso, o presidente da Câmara Municipal, Franciney Melo e outros vereadores participaram do evento que teve ainda a presença do coordenador do Plano Básico Ambiental do Linhão, Gilberto Siqueira.


"O Atlas Bilíngue da Terra Katukina reúne um punhado de informações e mapas da terra indígena e os sete álbuns são de músicas sagradas e contemporâneas dos índios Katukinas", explicou Gilberto.

O líder indígena Levi Katukina destacou que o lançamento das produções é um momento especial para a valorização da cultura dos indígenas.

"É um registro especial para o fortalecimento da nossa cultura. Um registro que vamos deixar nas nossas escolas, para os nossos jovens que futuramente serão lideranças e que vão colher os frutos do nosso trabalho", ressaltou Levi.


Prefeito em Exercício Henrique Afonso com o indigenista Antônio Macedo

Henrique Afonso avaliou que a construção do linhão, além de integrar a região do Juruá com o sistema nacional de transmissão de energia, vai gerar renda nos municípios e fortalecer a terra indígena que fica ao longo da BR 364.

"Para os Katukinas temos iniciativas e ações que vão mudar a qualidade de visão daquele povo. Além do que está sendo investido na produção, teve esse investimento na produção de músicas lindíssimas e desse Atlas que vai servir como inspiração para outros povos", falou Afonso.



Comments


bottom of page