A prefeitura de Cruzeiro do Sul faz parte do Conselho Municipal de Segurança Pública, reativado nesta terça-feira, 16, pelo governo do Estado em evento na sede do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança, que contou com a presença do prefeito Zequinha Lima. A ação contou o secretário adjunto de Segurança do Estado, Coronel Evandro Bezerra, de representantes das forças de segurança e secretários municipais de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
O Conselho Municipal de Segurança Pública de Cruzeiro do Sul é formado por integrantes das instituições de segurança,como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros,da prefeitura e membros da sociedade civil organizada. A função será de planejar as atividades e definir estratégias de forma participativa para fortalecer ações de segurança no município.
"A polícia é um órgão que busca resolver os problemas da comunidade e tem que conhecer a realidade de cada região para atuar. Esse conselho tem justamente essa finalidade. Vai reunir constantemente os integrantes das forças de segurança e da comunidade que compartilharão dos problemas para achar a solução para a melhoria da segurança da comunidade", citou o secretário adjunto de Segurança, Evandro Bezerra.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, elogiou a iniciativa do governo do Estado e disse que a prefeitura dará total apoio para a atuação do Conselho.
"Quero parabenizar o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, por reativar o Conselho de Segurança no nosso município para que a comunidade possa tomar as decisões junto com as demais instituições de segurança. O conselho representa isso, que os segmentos da sociedade tomem as decisões em conjunto para que as ações possam ocorrer a partir das decisões do cidadão que tá lá no bairro. Já temos investimentos importantes na área de segurança e essa semana é importante para o setor da segurança, porque culmina com uma audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira. Então, é importante que a sociedade possa participar para que possam fazer suas críticas em relação às problemáticas que temos. A segurança pública envolve muitos setores, inclusive o município, que também que vai participar ativamente dessas ações", afirmou Zequinha.