top of page

Prefeitura entrega unidade de saúde com laboratório de análises clínicas no Santa



O prefeito de Cruzeiro do Sul,  Zequinha Lima entregou nesta quarta-feira  22, à comunidade, a unidade básica de saúde Francisca Souza Machado, na Vila Santa Luzia, totalmente revitalizada e  com o primeiro laboratório de análise clínica da localidade. A coleta do material passa a ser feita na unidade e o resultado do exame é entregue já no dia seguinte.


"Estamos entregando hoje esse posto de saúde reestruturado e com um laboratório que foi uma promessa nossa de campanha. Agora as pessoas não precisem sair daqui para fazer exames na cidade. Estamos trazendo os profissionais para trabalharem aqui mesmo e os exames serão colhidos, analisados e entregues numa rapidez maior. Isso é importante para as pessoas dessa comunidade, que, de posse mais rápida do diagnóstico, poderão, iniciar os tratamentos mais cedo ", pontuou o prefeito.



A população da vila compareceu à inauguração  e agradeceu à gestão municipal pelo investimento  na melhoria do atendimento de saúde.


"Antes era mais difícil e hoje tem muita  facilidade porque o prefeito contratou mais médicos e mais funcionários. Então, isso é uma facilidade pra gente. Estamos sendo bem atendidos e isso fortalece para procurarmos o posto de saúde quando for necessário", avaliou o agricultor Iraldo Lima.


A aposentanda Sebastiana dos Santos também fez questão de participar da reinauguração da unidade. Aproveitou para fazer uma avaliação da saúde e pegar o medicamento de controle da pressão arterial.


"Cheguei e já peguei o remédio. Antes eu ia para a cidade para ter atendimento, mas agora está uma maravilha. Agradeço a Deus e estou muito satisfeita com o prefeito Zequinha e com a secretária Valéria que estão tomando de conta da nossa saúde", ressaltou a aposentada.



O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da unidade de saúde estar bem estruturada para prestar um bom serviço de saúde para a comunidades da Santa Luzia e adjacências onde residem mais de 20 mil pessoas. Ele destacou a contratação de novos profissionais, para potencializar o atendimento na localidade.


"Essa é uma região muito populosa. Só nessa parte do município temos 8 postos de saúde e essa mais uma que estamos entregando à comunidade. Estamos reformando o restante para que, até o final deste ano, possamos entregar todas essas unidades reformadas e ampliadas. Também contratamos um dentista específico para essa unidade, porque, até então, um profissional dividia seu trabalho entre aqui e a Lagoinha. Mas, agora será um exclusivo para cada vila. Além disso contratamos fisioterapeuta, psicólogo para que possam fazer também um atendimento domiciliar. Estamos ofertando saúde preventiva ", destacou Zequinha.



A reforma do posto de saúde da Santa Luzia faz parte de um projeto da prefeitura para modernizar todas as unidades de saúde do município. Das 25 existentes, 19 já foram recuperadas e aparelhadas com equipamentos e profissionais para melhorar o atendimento à população.


A secretária de saúde, Valéria Lima, explicou que, para desafogar o atendimento na Vila Santa Luzia, a prefeifura também está reestruturando outros dois  postos de saúde que eram da unidade Francisca Machado.


"É importante salientar que nós estamos reformando duas unidades que eram anexas a essa que são do Ramal da Onça. Estamos reformando e breve vamos reformar completamente informatizadas. Então, estamos trazendo os serviços para bem perto da população e a qualidade de vida é o que importa para essa gestão coordenada pelo prefeito Zequinha Lima", garantiu Valéria.


A prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac, ofereceram serviços de beleza para o público que foi à inauguração da unidade de saúde.



bottom of page