top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura e TJ entregam Antigo Fórum de Cruzeiro do Sul após revitalização


Ao final da tarde da quinta-feira, 02, ocorreu a solenidade de entrega da revitalização do prédio do Antigo Fórum de Cruzeiro do Sul. No prédio funciona o Centro Cultural do Juruá, um espaço destinado à valorização da história e cultura da cidade.


A reforma do Centro Cultural do Juruá aconteceu através de parceria entre o governo do Acre, através da SEINFRA (revitalização do prédio) e a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul. Foram realizados melhoramentos no entorno e a construção de um estacionamento na praça João Pessoa, na frente do prédio do Centro Cultural.


Construído para sediar a Prefeitura do Departamento do Alto Juruá, é considerado o prédio público mais antigo do Estado do Acre, quando na primeira divisão administrativa do Território do Acre, Cruzeiro do Sul era a capital do departamento. Com o fim da divisão departamental passou a funcionar o Fórum da Comarca. Em 2003 passou a sediar o primeiro Museu da Justiça Acreana por iniciativa do desembargador Arquilau de Castro Melo, passando a se chamar posteriormente Centro Cultural do Juruá. O espaço abriga peças e publicações que retratam os primórdios da ocupação e colonização do Alto Juruá.


Instalado em uma colina da cidade, é considerado também um dos pontos atrativos turísticos de Cruzeiro do Sul, servindo como um mirante a partir da qual é possível observar o rio Juruá, o segundo distrito e parte da cidade.


A gestão da Desembargadora Waldirene Cordeiro, atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre tem buscado realizar a reforma e revitalização de fóruns nas comarcas e dos espaços culturais, tanto em Rio Branco (Palácio da Justiça) e Cruzeiro do Sul (Centro Cultural do Juruá).


“Aqui é onde tudo começou. A história deste prédio se confunde com a própria história do poder judiciário acreano. Este prédio começou a ser construído em 1904 tendo sido concluído em 1911. Esta é a primeira revitalização deste espaço tão importante na trajetória do município que já abrigou prefeitura, Fórum e etc. É uma felicidade estar participando deste momento neste bonito ao cair da tarde”, disse a desembargadora.


O prefeito Zequinha Lima esteve presente na solenidade de entrega do espaço.

“Tem um significado histórico importante para nossa cidade. É o prédio mais antigo sendo revitalizado pelo TJ em parceria com a prefeitura e o governo do estado. É parte de nossa nossos estudantes a este local que conta a história de Cruzeiro do Sul. Ganha Cruzeiro e ganha o Acre como um todo com uma história bonita como a nossa”, disse o prefeito Zequinha.

“Com alegria participei nesse lindo fim de tarde da entrega da revitalização do Centro Cultural, o prédio mais antigo de nossa cidade, que recebeu toda atenção do Poder Judiciário e da nossa gestão. Além de fazer parte da história, o Centro Cultural será um lugar de encontros e reencontros. Essa é uma parceria importantíssima que temos, pois é a sociedade que sempre sai ganhando. Parabenizo em nome de toda equipe, a Presidente do Tribunal de Justiça Waldirene Cordeiro por todo empenho e dedicação por nossa Cruzeiro do Sul”, concluiu o prefeito.



Comments


bottom of page