Prefeitura e Sebrae reúnem artesãos para tratar sobre importância da organização da categoria


Orientar os artesãos de Cruzeiro do Sul para que todos possam sair da informalidade foi um dos objetivos de uma encontro, nesta sexta-feira (21), organizado pela Prefeitura com o apoio do Sebrae. A reunião ocorreu no Auditório do Sebrae e contou com a presença de mais de 40 empreendedores que trabalham com a produção de artesanato na segunda maior cidade do Acre.


Na ocasião, foi servido um café da manhã para os artesãos e a Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo, ministrou uma palestra para orientar sobre o processo de retirada dos documentos para o registro dos artesãos.


"Em primeiro lugar, queremos aproximar mais eles da gestão e do Sebrae. Também temos o intuito de aproximá-los da Casa do Artesão que é importante na geração de renda. Também estamos orientando para que eles trabalhem dentro da legalidade. A maioria não tem a carteira e queremos que todos retirem o documento para terem direito a muitos benefícios. Sem estarem formalizados, não tem como as instituições públicas fazerem investimentos no setor", disse a secretária de turismo, Gleiciane Cruz.


O gerente regional do Sebrae, Jairo Negreiros, também alertou que a organização da categoria é importante para fortalecer o artesanato do município.


"O que Cruzeiro do Sul tem em termos de artesanato, não se ver em outro lugar. Portanto, estamos aqui nos reunindo para incentivar que os nossos artesãos se organizem. Temos tentado fortalecer os grupos propondo algumas ações como consultoria, cursos e outros, mas ainda temos dificuldades na organização. Devemos fortalecer a associação, fortalecer a cooperativa e, assim, prepararmos ainda melhor esse potencial que temos", destacou Negreiros.



0 comentário