...
 

Prefeitura e Governo do Estado realizam ação de saúde itinerante




A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado do Acre realizaram conjuntamente no último sábado e domingo, dias 27 e 28, uma ação de saúde itinerante. A ação aconteceu na Escola Flodoardo Cabral.


O principal objetivo da ação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde é atender à demanda reprimida de saúde do município, evitando que os pacientes tenham que se deslocar para a capital ou para fora do estado.


A avaliação de necessidade foi feita anteriormente através da Coordenação Regional Saúde e serviço de regulação do estado em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Para esta ação a SESACRE dispôs de quatro médicos especialistas em ginecologia, um pediatra, um médico da família, um ortopedista, cardiologista, infectologista e odontologia especializada em buco maxilo facial e endodontia, além de exames de elastografia hepática e ultrassonografia.


Cerca de 700 pessoas receberam atendimento durante a ação.

“Essas pessoas estavam na fila do TFD e teriam de ser encaminhadas a Rio Branco, mas com a vinda de todos estes especialistas estas pessoas puderam ser atendidas aqui mesmo. O estado trouxe os especialistas e o município entrou com a parte de apoio, logística e acolhimento”, disse a secretária municipal de saúde Valéria Messias.

A ação itinerante contou com a participação de 35 profissionais de saúde do estado, e cerca de 50 pessoas do corpo de apoio da SEMSA.

Além de dar suporte logístico para a ação dos especialistas da Sesacre, a secretaria municipal de saúde realizou ainda a coleta de PCCU (exame preventivo de câncer do colo de útero) e oferta de vacinas, tanto contra a Covid, quanto de rotina.


O prefeito Zequinha Lima visitou o local de atendimento itinerante e falou sobre a importância da parceria.

“Este tipo de ação significa muito para Cruzeiro do Sul. Significa que pessoas poderão tratar suas questões de saúde sem ter que ficar distante da família, sem ter gastos extras em outro município, que sabemos é algo bastante difícil para a maioria das pessoas. Só temos mesmo a agradecer a sensibilidade do governador Gladson em destinar essa ação para Cruzeiro do Sul. Da nossa parte, da prefeitura, ajudamos a definir essa demanda por meio da Sesacre, e agora damos suporte logístico para esta ação do estado. Por essa razão é muito importante haver esta parceria entre governo e prefeitura, pois faz muita diferença para a vida das pessoas”, disse o prefeito.




0 comentário