Prefeitura e Estado realizam capacitação de Proteção Social Especial em Cruzeiro do Sul

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social participou, juntamente com a equipe do estado, nesta quarta-feira, 10, da Capacitação de Qualificação dos Serviços Socioassistenciais da Proteção Social Especial, pautando a responsabilidade e compromisso da gestão municipal em fortalecer a política de assistência social.



A Proteção Social Especial (PSE) organiza os serviços, programas e projetos, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, e fortalecer a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social por violação de direitos.

A secretária de desenvolvimento social Delcimar Leite destacou a importância da compreensão em entender o contexto familiar. “Na organização das ações de PSE é preciso entender o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural. As nossas ações devem ser desenvolvidas sempre pensando na família e no fortalecimento e resgate de vínculos familiares e comunitários”, frisou ela.

O serviço é destinado a todas as pessoas e famílias que vivenciem situações de risco pessoal e social ou que tiverem seus direitos violados e/ou ameaçados por vivências de violência física, psicológica e sexual.

A chefe do Departamento de Proteção Especial do Estado, Ivanete Rodrigues, pontuou sobre o compartilhamento de ideias durante a capacitação. “Esse é o momento em que temos uma troca de aprimoramento no desenvolvimento das ações no âmbito da assistência social do município e do estado. A medida que paramos para discutir as metodologias e fluxos, nós melhoramos o nosso serviço”, disse ela.

Sobre a importância da capacitação, o coordenador Madson Cameli do Centro de Referência Especializado de Assistência Social endossou: “Essa capacitação é de suma importância para o nosso trabalho, principalmente pelo momento que estamos enfrentando com relação a pandemia e a crise econômica nacional, porque isso tem feito aumentar os indicadores de usuários que participam e utilizam os serviços da Secretaria de Assistência Social”, finalizou.

O prefeito Zequinha Lima também comentou a ação: Planejar, interagir e trocar experiências é fundamental para nossa gestão. Ainda mais na área social, que lida diretamente com a vida das pessoas. Essa capacitação tem por finalidade qualificar ainda mais o nosso serviço e, por isso, quero agradecer o governador Gladson pelo apoio e todos os profissionais envolvidos, pelo empenho que estão tendo”, disse Lima.

0 comentário