top of page

Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura concedem comenda Mérito Lins Sampaio para cinco pessoas



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Conselho Municipal de Cultura realizaram na noite desta quarta, 21, a entrega da Comenda Cultural Lins Sampaio, maior honraria da cultura cruzeirense, para cinco novos comendadores. A solenidade foi realizada  no Centro Cultural de Cruzeiro do Sul, antigo Fórum da cidade e prédio público em funcionamento mais antigo no Acre.


Fernando Rosa da Silva Katukina (categoria póstuma), o desembargador Arquelau de Castro Melo, João César dos Santos Nobre, Durval Martins de Oliveira Filho, "Nau da Musical Importadora" e Maria José da Silva Morais Costa, foram homenageados por suas relevantes contribuições à cultura e valorização do patrimônio histórico do município.


Anailton Salgado, presidente do Conselho Municipal de Cultura, destacou o momento importante e relevante para Cruzeiro do Sul.


“ A Comenda  reconhece este trabalho de quem fez por Cruzeiro do Sul, dessas pessoas que movimentaram a cultura, que fizeram história em nossa cidade, e que hoje são lembradas, reconhecidas e chanceladas com a comenda Lins Sampaio, que também foi um grande artista, deixando seu legado em Cruzeiro do Sul”, citou.


A Professora universitária Maria José, do curso de Letras do Campus Floresta da UFAC, que foi reconhecida por sua contribuição na literatura cruzeirense, agradeceu pela Comenda.


“É importante quando as pessoas que convivem no dia a dia reconhecem que você tem contribuído para a cultura do município. A comenda Lins Sampaio é um momento importante para a cultura de Cruzeiro do Sul, pois reconhece essas contribuições e esses valores. Isso não quer dizer que sejam apenas estes, pois há muita gente importante para a cultura da cidade, mas a comenda é uma estratégia e um mecanismo de celebrar essa diversidade de contribuições que têm sido feitas ao longo do tempo, fazer parte disso é muito honroso.

Durval Martins de Oliveira Filho, conhecido como Nau, foi reconhecido por seu trabalho de trazer artistas, músicos humoristas e jogadores de futebol para Cruzeiro do Sul.


“É um momento de felicidade pelo reconhecimento do trabalho com cultura. Desde 98, venho trazendo shows de humoristas, cantores, bandas e até jogadores de futebol. É gratificante receber esse reconhecimento após 30 anos de eventos”, ressalta ele.


Aldemir Maciel, secretário municipal de cultura, destaca que a comenda Lins Sampaio é a  maior honraria cultural para os cidadãos cruzeirenses ou qualquer pessoa que contribuiu para a história cultural de Cruzeiro do Sul.


“Em nome do prefeito Zequinha Lima, agradeço e parabenizo os novos cinco comendadores.  Este evento já se tornou uma tradição no calendário da cidade ocorrendo anualmente desde 2016. A partir de 2023, em uma decisão com o Conselho, ficou estabelecido conceder cinco comendas por ano, divididas em duas categorias, sênior e póstuma. Assim conseguiremos homenagear todos os anos, pessoas que tenham contribuído em diferentes áreas da cultura e do patrimônio histórico”, pontou o secretário.


A comenda do mérito Cultural Lins Sampaio foi criada mediante o decreto № 10/2016, de 08 de janeiro de 2016 em homenagem ao músico cruzeirense Hélio Modesto Lins Sampaio.









bottom of page