Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza atendimento social no Bairro do Telégrafo


Na última quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou o atendimento itinerante no bairro do Telégrafo, por meio do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil do governo federal.

Durante a ação, mais de 60 famílias fizeram a atualização cadastral, instrumento necessário para garantir a continuidade do recebimento dos benefícios ofertados pelo Cadastro Único, tais como: tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada - BPC, auxílio Brasil, carteira do Idoso, dentre outros.

O objetivo das ações itinerantes é suprir a demanda das famílias, sem que estas tenham a necessidade de se deslocar até a sede da prefeitura.

“Desde que acabou a pandemia e o atendimento deixou de ser por agendamento, temos recebido um fluxo muito grande de pessoas que necessitam realizar a atualização cadastral para continuar recebendo os benefícios a que tem direito. Muitas vezes, também, o custo de tempo e dinheiro para uma família carente ir até a prefeitura é significativo. Com a ação itinerante, conseguimos suprir essa necessidade”, explica a assistente social Sandra Soriano.

Na semana anterior o atendimento foi no bairro do Remanso.

“Nesse período estamos com uma demanda bem elevada de famílias que precisam atualizar o cadastro e outras que buscam a inclusão dos serviços e programas através do primeiro cadastro, por isso estamos levando esse atendimento, semanalmente, aos bairros, entre os meses de maio e junho. Estamos realizando esse atendimento na zona urbana, já na zona rural iniciaremos a partir de julho, ainda de forma semanal, com o intuito de levar um atendimento mais próximo das residências das famílias, priorizando a qualidade e a comodidade para as famílias que ainda necessitam desse auxílio para suprir, na maioria das vezes, suas necessidades básicas”, explicou a secretária de desenvolvimento social Delcimar Leite.

“Temos buscado implementar ações itinerantes sempre que possível, pois entendemos que tem sido o melhor modo de garantir que os direitos e benefícios previstos em lei, alcancem quem mais precisa. Para essas ações, temos contado com o empenho dos servidores de cada setor e na assistência social é onde isso se faz mais necessário, porque se trata de cuidar das pessoas mais necessitadas. Iremos continuar indo nos principais bairros da cidade para garantir o direito dessas famílias cruzeirenses”, disse o prefeito Zequinha Lima.




0 comentário