Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza ação de limpeza, saúde e educação ambiental nos mercados


A prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou, nesta semana, uma ação de conscientização e educação na região dos mercados. O objetivo é melhorar as práticas de descarte de resíduos orgânicos, tais como ossadas e vísceras de peixes.

A maneira como, muitas vezes, vem sendo realizado esse descarte tem sido prejudicial, causando a presença de insetos, urubus, ratos, trazendo mau cheiro e criando um ambiente insalubre e esteticamente desagradável ao consumidor.

A ação da prefeitura envolveu várias secretarias e profissionais. O mutirão de fiscalização, monitoramento e educação ambiental abrangeu toda região dos mercados: do peixe, da carne, das verdureiras, do agricultor, Beira-Rio e do pão (Joãozinho Melo).

O objetivo maior da ação foi orientar que esse descarte seja realizado de maneira adequada.

“A coleta de lixo naquela área já é feita diariamente. Esses materiais passam por um processo de reutilização, tanto as ossadas quanto as vísceras de peixe são destinadas ao frigorífico onde são transformadas em farelo de ração, ou seja, são reutilizados”, explica Ygoor Neves secretário municipal de meio ambiente.

“Essa ação vai ao encontro do nosso objetivo enquanto gestão: que é tornar Cruzeiro do Sul, cada vez mais, um lugar agradável de se viver, uma cidade da qual que as pessoas possam se orgulhar". E continuou: "A limpeza é algo que fala diretamente a essa autoestima das pessoas. Fazer compras na região dos mercados é algo que já faz parte da nossa identidade, então, uma forma de demonstrar respeito e cativar esse consumidor, é mantendo a limpeza nessa parte importante da cidade”, explica o prefeito Zequinha Lima.




0 comentário