top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove de atividade física gratuita no canal do Remanso


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vem buscando divulgar e difundir a prática esportiva e a atividade física como meio de promoção de saúde, bem-estar e interação social.


A Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, vem ampliando a realização de atividades físicas através das Unidades Básicas de Saúde. Graças ao empenho dos profissionais e das estratégias adotadas pela secretaria, esta participação popular somente tem crescido.


“No início nossos grupos tinham 5-6 pessoas. Agora, em algumas localidades chegamos a ter uma participação entre 30 até 40 pessoas”, conta entusiasmada a educadora física e fisioterapeuta Fabiana Paiva.


Fabiana está a frente do programa de promoção de atividade física que ocorre através das UBS. No entanto, o que antes acontecia uma vez por semana em cada uma das cinco principais UBS, agora se dá até três vezes por semana, devido ao envolvimento de mais profissionais.


A educadora física da SEMSA realiza atividades nas segundas-feiras no bairro São José, na terça-feira na quadra coberta do Aeroporto Velho e na quarta no Remanso. Contudo, outros profissionais ajudam a manter a realização das atividades com maior frequência em cada uma dessas UBS.


Outra iniciativa tem sido também a procura pela realização das atividades em espaços abertos e onde o público já realiza atividades por conta própria.


No bairro do Remanso, onde as atividades ocorrem três vezes por semana na quadra coberta, nesta quinta, 28, a atividade ocorreu no canal do Remanso, envolvendo um número maior de participantes.

“Soubemos que muitas pessoas utilizam o canal do Remanso para atividade física e por isso decidimos realizar ali a nossa atividade. O resultado foi muito positivo, com a participação de mais pessoas”, conta a educadora Fabiana.


“Na quinta-feira estava lotado de gente, foi maravilhoso, a gente até aproveita para convidar os moradores, aqueles que ainda quem não praticam atividade física, porque previne doenças como diabete, colesterol triglicerídeos e pressão alta, melhora circulação sanguínea, sem contar também a autoestima, a gente vê as mulheres ficando mais em forma, e isso é bom demais”, conta José Maria, presidente da Associação de Moradores do Bairro do Remanso.


“Inicialmente buscamos esse público das mulheres donas-de-casa, que devido á rotina corrida, muitas vezes não tem tempo e motivação para se dedicar a uma atividade física, mas também temos buscado cada vez mais a participação dos jovens e dos homens e aos poucos estamos ampliando nosso público”, explica Fabiana.


No Bairro do Remanso as atividades ocorrem às segundas, quinta e sextas, sempre com o acompanhamento da fisioterapeuta e educadora física Fabiana Paiva, mas também com o apoio de outros profissionais da equipe multidisciplinar da saúde da família.


“A equipe multidisciplinar das UBS dispõe de seis educadores físicos. O trabalho deles é importante na prevenção e promoção da saúde pois atua diretamente em problemas muitos comuns como diabetes, colesterol alto, hipertensão e outros, que podem ser tratados com atividade física moderada e frequente. Temos procurado oferecer esse serviço em cada uma das 14 UBS urbanas e os grupos que começaram pequenos, tem recebido uma adesão cada vez maior”, explica Lindomar Ferreira, coordenador da atenção básica.


A atividade de quinta recebeu a presença da secretária Valéria Lima, ela própria educadora física e um entusiasta da atividade física na promoção da saúde.

“Esse é um dos papeis primordiais da atenção básica: levar hábitos saudáveis, prevenindo o surgimento dos agravos de saúde. Parte de nossa população idosa é acometida com certa frequência por de problemas como diabete, colesterol alto e hipertensão, agravos que podem ser tratados e prevenidos mediante a realização de atividade física”, explicou a secretária.      


“Só temos a agradecer a gestão e as duas instrutoras que temos, a Fabiana e a Mara. Nós moradores do bairro do Remanso ficamos muito agradecidos com a gestão do prefeito Zequinha e a secretaria Valéria pois ela já tem disponibilizado aqui para o bairro do Remanso  e outros bairros”, conclui o presidente do bairro do Remanso, José Maria.






Comments


bottom of page