Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove ações durante Semana Internacional da Diabetes

Atualizado: 1 de dez. de 2021

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio a Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de Diabetes, realizou entre os dias 17 e 24 de novembro, uma série de ações voltadas ao diagnóstico precoce, prevenção e orientação para os casos de diabetes no município.


Trata-se de uma doença em que o diagnóstico precoce e a orientação correta sobre hábitos alimentares e de vida são determinantes para a evitar complicações e garantir boa qualidade de vida aos pacientes.


Uma preocupação a mais este ano, foi que uma das sequelas da Covid-19 tem sido o aumento nos casos de diabetes em todo mundo. Em Cruzeiro do Sul, isso não foi diferente, com o surgimento de três novos casos da doença por semana. Por esta razão, a coordenação de diabetes concentrou seus esforços na busca ativa de pacientes que não ainda não sabem que são portadores da doença.

“A diabetes é uma doença silenciosa, por isso, realizamos durante esta semana, a busca ativa por novos casos em todas as unidades de saúde, mas também em órgãos públicos e em empresas da iniciativa privada. Foram detectados novos casos, o que é importante para orientar e prevenir estes pacientes”, disse Cláudia Santiago, coordenadora municipal de diabetes. E seguiu: “Assim que detectados, os novos casos são encaminhados à UBS para cadastro médico e de lá para a Central Única de Medicamentos, onde são distribuídos gratuitamente os insumos necessários desde a medicação oral, até a insulina quando for este o caso”, explica.


Durante a semana do Dia Mundial de Diabetes foram realizados um total de 578 atendimentos, sendo 272 exames de pressão arterial, 47 testes de glicemia, 113 vacinações contra Covid 19, 135 testes rápidos, 22 cartões do SUS, 37 IMC, e 12 agendamento de consultas.


A respeito da prevenção dos casos de diabetes relacionados a Covid 19, a coordenadora ressalta a importância da vacinação: “A vacinação é a única resposta segura que temos. Esta é mais uma razão pela qual o PNI municipal está realizando a busca ativa de pacientes para vacinação”, conclui.

Nesta quarta, 24, com o encerramento da semana de diabetes, foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade, com objetivo de popularizar as informações necessárias para o diagnóstico precoce e a prevenção da doença.


“O objetivo deste evento é o da prevenção, e um dos grandes meios para prevenção da diabetes é caminhada, atividade física e mudanças de hábitos alimentares. Quando você promove mudanças nos hábitos de vida, com uma alimentação menos rica em glicose, dormir bem, beber bastante água, isso faz com que se prolongue por muitos anos. É possível conviver com a diabetes por muito tempo com boa qualidade de vida, desde que tenha atenção a estes fatores. Além disso, é importante que as pessoas procurem verificar os meios, procurar a UBS , ir ao médico e solicitar a taxa de glicemia. A partir daí é feito um acompanhamento nas unidades, com nutricionista. E uma conversa com os pacientes para orientar estas mudanças de vida”, explica a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância do cuidado entre pessoas dentro da família, como forma de evitar complicações geradas pela diabetes.


“Além de cada um de nós se cuidar e buscar fazer os exames, devemos também ter atenção com as pessoas da nossa família: nossos pais, mães, avós, para que façam os exames e busquem se prevenir. É um cuidado que devemos ter com as pessoas que são importantes para nossa vida. Um simples cuidado com alimentação, exercícios e acompanhamento médico pode garantir a presença de nossos entes queridos por muitos anos, e com boa qualidade de vida”, disse o prefeito.







0 comentário