top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul potencializa a produção de cana de açúcar e derivados


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, potencializa a produção da cana de açúcar e seus derivados,o que resulta no aumento da produção dos itens e mais renda para os agricultores do município.


Nas Comunidade do Laguinho do Miritizal e  Florianópolis, na Boca do Moa, a prefeitura entregou kits com moenda, motor e tacho e a produção dos itens  derivados da cana, como mel, rapadura, alfinim e açúcar gramichó, teve um salto. Nas localidades há produtores que vendem  até 5 toneladas por mês desses itens nos mercados da cidade e para fora do Estado.


Na Comunidade do Laguinho do Miritizal, após receber o kit,  seu Maurício Silva, passou de 2 para 3 toneladas, a produção familiar.


“Muito bom recebermos esse kit que já melhorou nossa produção. Hoje já  aumentamos a venda e nossa renda e isso nos deixa muito felizes”, afirma o agricultor, que trabalha  com cana de açúcar há mais de 20 anos.


Na comunidade Florianópolis, na Boca do Moa, das 72 famílias que residem no local, 18  trabalham com a produção de cana de açúcar e foram beneficiadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o  Kit Moenda. Desde então as famílias  aumentaram em mais de uma tonelada,  a produção dos derivados da cana. "Esse kit é usado por mim e mais famílias que aqui moram e vivem da venda dos produtos derivados da cana de açúcar. Agradeço ao prefeito Zequinha Lima que olha por nós. Antes não chegávamos a esse número e hoje já conseguimos aumentar mais de mil quilos em produtos e queremos alcançar ainda mais”, relata a produtora Dacila Barbosa da Silva.


O  Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Eutimar Sombra, acompanha de perto as ações nas comunidades e cita a determinação do prefeito Zequinha Lima, no sentido de fortalecer a agricultura familiar, com diversas cadeias produtivas.


“ A Prefeitura de Cruzeiro do Sul é uma grande parceira do nosso produtor e isso faz com que tenhamos mais produção e retorno para todos, gerando mais emprego e renda.  Muitos desses produtos são vendidos até mesmo para fora do nosso Estado e do país. Tem produtor na comunidade Florianópolis que chega a produzir mais de cinco toneladas por mês em produtos e isso é o que nos move, ver nosso produtor crescendo através do apoio diário da Prefeitura através da gestão do nosso prefeito Zequinha Lima”, relatou o secretário.



bottom of page