A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, potencializa a produção da cana de açúcar e seus derivados,o que resulta no aumento da produção dos itens e mais renda para os agricultores do município.
Nas Comunidade do Laguinho do Miritizal e Florianópolis, na Boca do Moa, a prefeitura entregou kits com moenda, motor e tacho e a produção dos itens derivados da cana, como mel, rapadura, alfinim e açúcar gramichó, teve um salto. Nas localidades há produtores que vendem até 5 toneladas por mês desses itens nos mercados da cidade e para fora do Estado.
Na Comunidade do Laguinho do Miritizal, após receber o kit, seu Maurício Silva, passou de 2 para 3 toneladas, a produção familiar.
“Muito bom recebermos esse kit que já melhorou nossa produção. Hoje já aumentamos a venda e nossa renda e isso nos deixa muito felizes”, afirma o agricultor, que trabalha com cana de açúcar há mais de 20 anos.
Na comunidade Florianópolis, na Boca do Moa, das 72 famílias que residem no local, 18 trabalham com a produção de cana de açúcar e foram beneficiadas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com o Kit Moenda. Desde então as famílias aumentaram em mais de uma tonelada, a produção dos derivados da cana. "Esse kit é usado por mim e mais famílias que aqui moram e vivem da venda dos produtos derivados da cana de açúcar. Agradeço ao prefeito Zequinha Lima que olha por nós. Antes não chegávamos a esse número e hoje já conseguimos aumentar mais de mil quilos em produtos e queremos alcançar ainda mais”, relata a produtora Dacila Barbosa da Silva.
O Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Eutimar Sombra, acompanha de perto as ações nas comunidades e cita a determinação do prefeito Zequinha Lima, no sentido de fortalecer a agricultura familiar, com diversas cadeias produtivas.
“ A Prefeitura de Cruzeiro do Sul é uma grande parceira do nosso produtor e isso faz com que tenhamos mais produção e retorno para todos, gerando mais emprego e renda. Muitos desses produtos são vendidos até mesmo para fora do nosso Estado e do país. Tem produtor na comunidade Florianópolis que chega a produzir mais de cinco toneladas por mês em produtos e isso é o que nos move, ver nosso produtor crescendo através do apoio diário da Prefeitura através da gestão do nosso prefeito Zequinha Lima”, relatou o secretário.