top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul participa de ação de saúde integrada para atender indigenas do Juruá



As secretarias municipais de saúde de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima uniram forças com a Secretaria Estadual de Saúde e o Distrito de Saúde Indigena (Disei) para atender a demanda reprimir dos pacientes das aldeias do vale do Juruá. O mutirão de atendimento itinerante ocorreu no último final de semana na escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul.


Os municípios e o governo disponibilizaram transporte para a locomoção dos indios das comunidades até o local onde foram ofertadas consultas de infectologistas, clínica geral, ginecologistas, pediatricas, testes rápidos, ultrasonografia e outros procedimentos.


"O trabalho é em conjunto e, principalmente, sendo o primeiro projeto e nós vamos perceber que a partir dai vão surgir novas demandas e teremos que dar continuidade nesse trabalho", disse a secretária municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima.


Na ação, foram atendidos os pacientes das aldeias dos Katukinas, em Cruzeiro do Sul, dos Araras em Rodrigues Alves, e dos Puyanawas, Náuas e Nukinis, de Mancio Lima.


"É um dia importante para a saúde indígena, pois essa parceria do governo do estado e as secretarias municipais de saúde proporciona um atendimento especializado aos nossos indígenas do Juruá", destacou o coordenador do Disei.



Comments


bottom of page