top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul leva cuidados em saúde e atendimento às pessoas em situação de rua

Mais duas pessoas com dependência química foram levadas para Casas Terapêuticas

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com a Central Integrada de Alternativas Penais -CIAP, Secretaria Municipal de Saúde, e demais instituições públicas e privadas realizou nesta quarta-feira, 24, uma ação voltada para o acolhimento social e atendimentos de saúde para pessoas em situação de rua. A ação foi realizada no Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel - Ceanom com atendimento médico e odontológico,  testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis -IST, atualização de vacinas, doação de roupas, alimentação, entre outros. Das 24 pessoas atendidas na ação, duas foram encaminhadas para tratar a dependencia química em Casas Terapêuticas.


Bruno Silva, 27 anos, que vive nas ruas há 8 anos, diz que a ação lhe dá esperança de dias melhores. Agradeceu ao Prefeito Zequinha Lima pelo olhar diferenciado para as pessoas em situação de rua. Na ação ele teve o cabelo cortado, fez limpeza nos dentes e ganhei roupas. Vai ser levado para a prefeitura de Cruzeiro do Sul para uma Casa  Terapêutica para se livrar  da dependência química

“Comecei a morar nas ruas por decisão própria, essa é uma situação difícil, mas acredito que não é impossível conseguir sair e só depende de nós mesmos querer sair e tenho muita vontade de parar. Hoje já fiz as unhas, cortei o cabelo, fui no dentista, fiz limpeza de dente e também ganhei roupas. Agora me sinto valorizado, porque todo usuário se sente desvalorizado porque se afasta das pessoas. Com essa ação dá pra ver que ainda existe pessoas de bom coração e que tem fé e esperança em nós. Eu quero entrar no centro de recuperação e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul está me cedendo isso, porque quero uma vida melhor, então só tenho a agradecer ao prefeito Zequinha”, agradeceu.


A coordenadora da Central Integrada de Alternativas Penais, Nayana Neves, destacou a importância da união entre as entidades sociais para garantir atendimento humanizado às pessoas em situação de rua da cidade. “Essa é uma ação social voltada para todas as pessoas em situação de rua e conseguimos mobilizar toda a máquina do munícipio para conseguir realizar essa manhã de ações para eles. Temos como parceiro a equipe do Senac com corte de cabelo, fazendo barba, sobrancelhas, a saúde com atendimento médico, testes rápidos, vacinação e odontológicos, assistência social que foi fazer a abordagem. O prefeito Zequinha está nos dando todo apoio inclusive com a logística, como apoio também tivemos a penitenciária Manoel Nery da Silva com insumos e lanches e toda a nossa equipe, com atividades pedagógicas, além coral do Seanom”, destacou.


O prefeito Zequinha Lima ressaltou que ações como essa ajudam na diminuição do número de pessoas em situação de rua  e agradeceu a parceria de todas as instituições envolvidas na ação. “Aqui é um trabalho que envolve várias instituições com de acolhimento e inclusão social dos moradores de rua. É um momento de cidadania, porque no momento que eles chegam aqui encontram esses serviços que estão disponíveis,  ganhamos a confiança dessas pessoas.  Hoje vieram para cá 24 pessoas e duas já aceitaram ir para a clínica e uma ainda estamos conversando, então o resultado de ações como essas é positivo, para conseguirmos convencer essas pessoas a saírem das ruas, para eles entenderem a importância do tratamento e possam voltar para suas famílias. Temos 98 pessoas cadastradas e já conseguimos tirar 43 pessoas cadastradas, esse é um movimento aparentemente lento, mas necessário e se não fosse essa ação que realizamos, essas pessoas ainda estariam nas ruas”, ressaltou.



Comentários


bottom of page