top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul lança plataforma digital Semetui para impulsionar turismo e empreendedorismo



Na noite desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou o lançamento oficial da plataforma digital da - Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação- SEMETUI. A iniciativa visa transformar a maneira como moradores e visitantes interagem com os serviços e produtos oferecidos na região, impulsionando tanto o turismo quanto o empreendedorismo local.A plataforma Semetui será uma ferramenta facilitadora para a localização de produtos e serviços, proporcionando aos empreendedores locais uma oportunidade de ampliar seu alcance e conectar-se com um público mais amplo. Para os turistas, a plataforma será uma fonte de informações abrangente sobre os atrativos da região, facilitando o planejamento de viagens e proporcionando uma experiência mais enriquecedora.



Cruzeiro do Sul passa a ser o município pioneiro no Acre na adoção desta ferramenta e um dos primeiros do país. Demetrius Batista, analista de sistema, explicou sobre a funcionalidade do sistema digital. " A funcionalidade do portal vai ser fantástica. As pessoas vão ter acesso a todas as informações turísticas do município, patrimoniais, culturais, e também as informações dos empreendedores. Poderão saber como abrir ou encerrar uma empresa, dar a manutenção da empresa e também divulgar aos prestadores de serviços que é extremamente importante para a cidade. A plataforma é totalmente acessível. O produto é totalmente gratuito para todas as pessoas, prestadores de serviço, que vão poder se cadastrar e divulgar o seu negócio. Tudo isso é gratuito, feito via internet, não precisa se baixar um aplicativo, a pessoa não precisa ter espaço no celular, é simplesmente acessar um link do portal, da plataforma e poder fazer o seu cadastro. É bem rápido, bem fácil, bem simples, para que todos possam utilizar, independentemente de você ser uma pessoa jovem, pessoas jovens, pessoas mais idosas, se já sabe usar a internet, computador ou não. Todos vão conseguir acessar. Essa foi a ideia da ferramenta, da plataforma, para democratizar todas as informações e garantir que todos os prestadores de serviços da cidade possam ter os seus empreendimentos e serviços divulgados. É uma iniciativa que hoje aqui no estado só Cruzeiro do Sul tem. No Brasil é um dos primeiros que está fazendo esse trabalho. E a ideia dessa plataforma, uma inovação tecnológica, é aproximar realmente o cidadão, o tomador de serviço, os clientes que são cidadãos, dos seus prestadores de serviço. A maior inovação que essa ferramenta traz é que ela dá essa proximidade, para todos eles” , explicou.



A titular da SEMETUI, Gleiciane Cruz, destacou a importância da plataforma para a economia local e como ela pretende revolucionar o setor. " É um momento histórico para a gestão do nosso prefeito Zequinha Lima. Isso tudo foi preparado com muito carinho para toda a população de Cruzeiro do Sul, tanto as pessoas que trabalham na área do turismo, como também trabalham na área de empreendedorismo, porque a plataforma SEMETUI, ela vem para isso", pontuou.



Francenildo Nunes de Oliveira, presidente das Associações de Moradores e de Barqueiros do rio Croa, uma das áreas com maior procura turística em Cruzeiro do Sul, compartilhou sua perspectiva sobre como a plataforma beneficiará os moradores envolvidos no turismo. "A plataforma vai ser uma ferramenta fundamental para nós, moradores locais, que dependemos do turismo para sustentar nossas famílias, para seguir com o turismo. Antes nem um guia turístico  tinha aqui na região, hoje temos uma plataforma de qualidade, feita com o maior carinho, com o maior amor pela Secretaria de Turismo de Cruzeiro do Sul. O turista vai visitar cada vez mais o Rio Croa, que hoje oferece vários atrativos, trilhas, restaurantes, passeios. Temos na época a Vitória Régia, o Tapete Verde e está sendo criado mais um ponto turístico, que é acima da Samaúma. E tudo está  esse aplicativo, o que fortalece nosso trabalho de divulgar o local. A gente hoje só tem a agradecer ao poder público por essa grande inovação", agradeceu.



A liderança indígena do povo Noke Koi, Itsumi Varinawa, ou em português Adriano Rosas Katukina, falou sobre a importância da ferramenta, uma vez que a Terra Indígena Katukina do rio Campinas,  é uma das áreas mais procuradas para o etnoturismo em Cruzeiro do Sul. “ É muito importante essa  plataforma em Cruzeiro do Sul, que é uma segunda capital do nosso estado, onde recebemos vários turistas de outros países, que vem até  aqui, e buscam a terra indígena. Então é importante nós termos esse trabalho em parceria com a prefeitura, com indígenas, porque hoje a pessoa procura mais as indígenas por causa das medicinas tradicionais, música, cantoria, outras coisas que estão espalhadas pelo mundo, como rapé, kambô, e muitas outras coisas que nós temos para oferecer também para os turistas.Esse trabalho que está sendo realizado agora, acho que o pessoal vai conhecer mais ainda, principalmente, quem ainda não conhece, agora tem essa página para o pessoal acessar, procurar, divulgar que tem esse espaço cultural, que é muito importante e acho que daqui para frente vai ajudar muito ainda com essa divulgação”.



O prefeito Zequinha Lima esteve presente ao lançamento, é um grande entusiasta da plataforma. " Só tenho a agradecer aos nossos servidores da SEMETUI que estão trabalhando esse tema há mais de um ano e hoje a gente  apresenta essa plataforma para a cidade, para o estado. É um momento importante para nós porque é um ambiente onde as pessoas vão encontrar as informações, é um ambiente que vai ajudar aos pequenos empreendedores, aos grandes empreendedores também, porque é um local onde você vai encontrar informações das mais variadas áreas. E é um espaço também onde as pessoas que têm interesse em  visitar Cruzeiro do Sul, buscar informações da nossa cidade, vão poder encontrar todas essas informações catalogadas de maneira que a pessoa, ao buscar essas informações e tiver interesse em visitar a nossa cidade, vai saber quais os locais que pode visitar, onde encontrar os pontos turísticos, onde encontrar as áreas comerciais, enfim. É uma plataforma que vai ajudar o cidadão como um todo. Na verdade, ela é uma vitrine para a cidade. É uma vitrine para quem quer chegar aqui em Cruzeiro do Sul. É uma vitrine para o empresário quando ele quiser encontrar uma mão de obra qualificada, ele vai encontrar lá a partir do momento que as pessoas começarem a se cadastrar. Então é um local que você vai ser um espelho da nossa cidade. E esse momento aqui para nós é importante porque é o momento de a gente levar todas as informações da nossa cidade pra esfera digital”, concluiu o prefeito.



Comments


bottom of page