top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura Unidade de Saúde Maurício Pérez Nobre no Ramal 11 da BR 364



Nesta sexta, 22, foi celebrada a inauguração da Unidade de Saúde Maurício Nobre, localizada no Ramal 11 da BR 364, onde a prefeitura de Cruzeiro do Sul fez uma restruturação completa e ampliou os serviços. A unidade no ramal 11, nas proximidades do ramal 3, atende igualmente  aos moradores das duas localidades.



Durante o evento, a Secretária Municipal de Saúde, Valéria Lima, enfatizou o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima em melhorar as estruturas para proporcionar o máximo conforto aos profissionais e à comunidade. Ela ressaltou que a entrega da Unidade de Saúde Maurício Nobre não se resume apenas a um prédio reformado e ampliado, mas também à entrega de qualidade de vida por meio dos serviços oferecidos, incluindo atendimento médico, odontológico e multiprofissional de segunda a sexta-feira.



“ Nós não entregamos somente um prédio reformado, ampliado, e bonito, nós entregamos vida também nessas unidades básicas de saúde com a inserção das equipes trabalhando de segunda a sexta-feira. Nós estamos garantindo atendimento médico,odontológico, com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e  educadores físicos. Então a nossa preocupação sempre foi melhorar as estruturas para trazer o melhor conforto aos profissionais e à comunidade. Hoje, na BR-364, só falta nós reformarmos a unidade do Ramal 11, que a equipe está entrando para trabalhar na segunda-feira”, destacou.


A unidade atenderá mais de 3 mil pessoas da região. A médica Nájila Araújo, que atua no posto de saúde há cerca de cinco meses, enfatizou a importância da reforma entregue pelo prefeito Zequinha Lima, destacando a melhoria do ambiente de trabalho.



“Aqui a gente atende muito diarreia, parasitose, síndromes gripais, muitos casos de diabetes, hipertensão, artrose, lombalgias, os casos mais frequentes são esses. Com a reforma melhora tudo porque você está trabalhando em um ambiente novo, isso faz toda a diferença para quem está trabalhando e para o paciente também, para quem está sendo atendido. Como profissional, a experiência de trabalhar em um posto assim, de um ramal no interior do município é muito gratificante, porque aqui é um pouco mais difícil. E para chegar a atendimento, os pacientes são mais gratos. Para a gente, profissional de saúde, é muito gratificante”, contou a médica.


Saúde bucal


Cristina Barbosa Cavalcanti, coordenadora da saúde bucal no posto, destacou a gama de procedimentos oferecidos, incluindo restauração, limpeza, atendimento infantil e geriátrico, ressaltando a grande demanda por esses serviços. Ela enfatizou a significativa melhoria no atendimento odontológico desde a gestão do prefeito Zequinha, que possibilitou a presença de dentistas duas vezes por semana, antes inexistentes. A modernização e ampliação das instalações foram elogiadas, especialmente no setor odontológico, que agora conta com consultório completo. Antes os profissionais atendiam na unidade odontológica móvel.


"Aqui a gente está realizando todos os procedimentos da atenção básica, como restauração, limpeza, extração, atendimento a criança, aos idosos. A gente está fazendo atendimento completo na atenção básica. Aqui não tinha dentista. A partir da gestão do nosso prefeito Zequinha, que a gente colocou esse atendimento, inicialmente uma vez por semana e agora vai ter dentista duas vezes na semana. Agora com o consultório completo a gente consegue atender a população melhor, com mais conforto, com mais praticidade, tanto para o profissional como para os pacientes”, relata.


Lais Maia, dentista que atende na unidade, destaca que com  a estrutura modernizada, a equipe  atenderá mais casos e com maior eficiência." Agora a gente conseguiu uma sala aqui com a reforma do posto. É mais conforto para os pacientes porque antes a gente ficava muito apertado ali na unidade móvel, às vezes não dava para fazer todos os procedimentos e agora eu estou superanimada. Agora com a estrutura nova a gente vai conseguir melhorar para o atendimento, atender mais vezes na semana. É um conforto maior para todo mundo, para a gente como profissional e para os pacientes”, aponta.



Agradecimentos


Os moradores também expressaram sua gratidão e esperança com as melhorias. João Araújo dos Santos, morador do Ramal da Lua Clara, compartilhou sua experiência, destacando a transformação positiva que a nova unidade trará para a comunidade. "Com certeza já melhorou, e vai melhorar ainda mais. Vai aparecer muita coisa aí para atender a população e nós só temos a agradecer à prefeitura de Cruzeiro do Sul ".


José Guilhermino de Jesus, morador do Ramal 3, está confiante de que a melhora no posto irá melhorar o acesso a atendimento.

“Aqui é uma coisa que vai melhorar muito de  agora, para frente. Vai melhorar 200%, não é 100 não"  aposta ele.



O prefeito Zequinha Lima comemorou a reforma e modernização de mais uma unidade básica de saúde, destacando a satisfação da população com as melhorias, que vão além da estrutura física. " O posto de saúde, que anteriormente operava apenas duas vezes por mês, agora irá funcionar de segunda a sexta-feira, com uma equipe completa de profissionais de saúde, oferecendo serviços como vacinação e farmácia diariamente. O atendimento odontológico aumentou para duas vezes por semana, e médicos estão disponíveis duas vezes por semana, antes era  apenas a cada 15 dias.

Dos sete postos de saúde

sete que nós temos na zona rural, só falta a gente reformar mais um. Mas eu quero destacar aqui que não é só a reforma e ampliação de um prédio. O prédio está reformado, está ampliado, bonito, pintado, com salas novas, mas nós estamos fazendo mais do que isso. Hoje nós temos uma equipe para atender aqui de enfermeiro, de técnico, de vacina todos os dias. Hoje a gente tem uma farmácia aqui dentro. Tudo isso é para que a gente possa levar a saúde mais perto das pessoas. Então, não é uma reforma de um prédio. É um serviço que está sendo ofertado a partir da abertura definitiva do posto de saúde. É gratificante isso porque uma das nossas missões é cuidar das pessoas. Essa é a nossa missão principal na área da saúde. E nós estamos conseguindo cumprir isso à risca, graças a Deus, com a colaboração dos nossos servidores. É importante destacar a importância dos nossos servidores da saúde para garantir que a saúde possa chegar até a comunidade rural, até os nossos agricultores”, agradeceu Zequinha.



Comments


bottom of page