top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro Do Sul implanta sistema que facilita realização de exames da zona rural


O Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul, localizado no bairro do Aeroporto Velho está implantando um novo sistema de coleta de exames que elimina a necessidade de que o morador da zona rural tenha de vir até a cidade para a realização dos exames.


Com o novo sistema, o material para coleta de exames é encaminhado para as 13 unidades de saúde da zona rural, onde o morador pode realizar a coleta. Os exames são realizados no Centro de Diagnóstico e os resultados são encaminhados novamente para a unidade onde foi realizada a coleta. Todo serviço é realizado com veículos da SEMSA.


O resultado prático da implantação deste novo sistema é que o morador da zona rural, que antes era obrigado a vir até a cidade para realizar os exames e biscar o resultado, agora tem acesso a este serviço gratuito na UBS mais próxima de sua residência.


Todos os exames da atenção básica, incluindo hepatite, HIV, doença de chagas, teste rápido de dengue, tuberculose hanseníase estão incluídos.


“O Prefeito Zequinha e a secretaria Valéria sempre tem procurado facilitar e não dificultar a vida dos pacientes que tem dificuldades de se locomover, dificuldades financeiras etc. Então a gente facilita o acesso ao exame de qualidade”, disse Alciberto Vale, coordenador da unidade.


“Este sistema de atendimento faz parte de uma estratégia integrada que a gestão vem adotando com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à atenção básica. Todos os nossos esforços vêm sendo realizados neste sentido”, explica a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.


O prefeito Zequinha Lima visitou o Centro de Diagnósticos nesta sexta feira. Ele vem cumprindo uma agenda em que todo dia visita uma unidade de saúde.


“O maior objetivo é estar perto da população escutar a comunidade e fazer com que a gente possa melhorar cada vez mais a gestão tem esse objetivo de trazer os SUS até a população sem contar que um dos pedidos”, disse o prefeito Zequinha Lima.


“As ações da secretaria de saúde são baseadas em portarias que vem de Brasília, mas precisamos saber se o serviço está de fato funcionando adequadamente, se está chegando até a população. Por isso a necessidade de ouvir as pessoas e é isso que o prefeito tem buscado fazer’, concluiu a secretária Valéria Lima.



Comments


bottom of page