Prefeitura de Cruzeiro do sul fortalece combate ao vírus da dengue


Tem sido observado um aumento nos casos de dengue nos últimos dias, algo preocupante quando existem outras duas epidemias em circulação: a da Covid e o surto de gripe influenza. Como já foi alertado pela infectologista do município, Dra. Rita de Cássia, a incidência conjunta dessas doenças tende a agravar os sintomas e aumentar o risco à saúde.

No entanto, o aumento nos casos de dengue dos últimos meses é acompanhado pelo olhar atento da Vigilância Entomológica que responde com diferentes ações em campo.

O aumento é esperado para este período do ano devido à conhecida sazonalidade da doença que acompanha o aumento das chuvas. No entanto, quando comparados o ano completo de 2020 e 2021, o município de Cruzeiro do Sul assistiu a uma redução de 65% nos casos da doença. Enquanto em 2020 foram registrados 2.799 casos, em 2021 esse número caiu para 978.

Segundo Leonísio Mendonça, coordenador de Vigilância Entomológica, além das ações continuadas dos agentes, o combate à dengue recebeu um importante reforço com os mutirões de limpeza executados pela secretaria.

“As ações não pararam por nenhum momento. A visita dos agentes às residências continua combatendo os focos de larvas do mosquito. Nosso objetivo é eliminar o mosquito da dengue antes que ele infecte as pessoas”, explica Leonísio. E seguiu: "Apesar do trabalho incansável dos agentes em campo, o combate eficaz à dengue depende muito da colaboração da população. Precisamos que a população nos ajude eliminando o foco do mosquito em seus quintais e também procurando o posto de saúde mais próximo ao sinal dos primeiros sintomas. Caso contrário, o vírus da dengue e seu vetor, o mosquito, continuarão circulando e infectando mais pessoas”, finalizou.

“A secretaria de saúde e a prefeitura de um modo geral estão atentos às dificuldades enfrentadas pela incidência de três doenças ao mesmo tempo, que, inclusive, vem acometendo muitos servidores. A população pode contar com o empenho da nossa gestão nesse enfretamento. Pedimos também a colaboração de cada pessoa para que juntos possamos superar os problemas causados por estas doenças”, disse o prefeito Zequinha Lima.



0 comentário