top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul fará coleta de lixo diária em pontos específicos da cidade


A aquisição de dois novos caminhões de coleta irá possibilitar que a coleta seja diária em pontos críticos da cidade, evitando o acúmulo de lixo.


Segundo Ygoor Neves, secretário municipal de meio ambiente e limpeza pública, os caminhões em uso não estavam sendo suficientes para dar conta da produção diária de cerca de 70 toneladas de lixo.


“Tínhamos apenas três caminhões, sem a qual não era possível fazer a manutenção preventiva, com isso eram na verdade apenas dois caminhões para atender a cidade toda, o que acabava sobrecarregando nossas equipes de coleta”, explicou o secretário.



A prefeitura detectou o problema e por meio de panejamento encaminhou a demanda da aquisição de novos caminhões.

Graças a uma emenda do deputado federal Alan Rick de 750 mil e outra do senador Sérgio Petecão de 400 mil foi possível a aquisição de dois novos caminhões, que foram entregues na manhã desta sexta, 02.


“Com isso vamos agora redefinir rotas e calendários, andar em cada residência com nossa equipe de educação ambiental apresentado novo calendário e trazendo informações sobre a embalagem correta. A destinação correta é a nossa parte que procuramos fazer, o armazenamento é de responsabilidade dos moradores”, disse Ygoor Neves.


Inadimplência

Outro problema detectado pela gestão, é a alta inadimplência no pagamento da taxa de limpeza pública. O valor de apenas R$10,00 mensais se fosse pago por todos traria uma arrecadação de mais de 1 milhão e 600 mil reais por ano, contudo apenas 13% das residências vêm pagando a taxa. O valor arrecadado de 239 mil em 2021 não foi suficiente para custear o serviço, que é essencial para assegurar o bem-estar comum.


Tem sido um objetivo central da gestão melhorar a coleta e destinação do lixo para com isso melhorar a condição visual e sanitária da cidade, com reflexo na autoestima dos moradores de Cruzeiro do Sul.



“Um dos nossos propósitos da gestão tem sido apresentar a cada dia uma cidade mais limpa para as pessoas. Detectamos problemas com os caminhões coletores com mais de 4 anos de uso apresentando problemas aí fomos atrás de parcerias, e aí quero destacar o deputado federal Alan Rick que destinou 750 mil de emendas e o senador Petecão com outros 400 mil. Com estes recursos inicialmente dava para comprar três, mas devido ao tempo e burocracia, após a inflação no período, depois de licitado foi possível comprar dois caminhões no valor de R$ 540 mil cada um. Hoje estamos entregando na presença do deputado federal, e o senador em breve estará conosco. Nosso objetivo é melhorar cada dia mais nossa coleta e alternando com os novos caminhões, agora a coleta será diária, o que irá melhorar a limpeza da cidade. Esperamos que a sociedade possa contribuir com o pagamento da taxa e com o armazenamento correto, colocando o lixo nos containers, para que possamos ter cada vez mais uma cidade limpa, bonita e que orgulhe a todos nós”, disse o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page