top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega Unidade de Saúde no Ramal 2 da Br364 com novos serviços



Nesta quarta, 28, a Comunidade da Onça, no ramal 2 da região da BR 364, recebeu a reinauguração da Unidade Básica de Saúde - UBS, Deputado Francisco Thaumaturgo, "Chicó".

Com um investimento de R$ 200 mil, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul realizou a revitalização do espaço e ampliação dos serviços. Agora a UBS conta com dentista.


A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e da secretária de Saúde, Valéria Lima e membros da comunidade. "É com grande alegria que entregamos mais um posto que estava com estrutura completamente danificada. A mesma atenção que temos nos postos da zona urbana, nós temos na zona rural  no que tange a qualidade", pontuou Valéria Lima.


João Kelvin, coordenador das UBSs rurais da região, destacou a importância deste momento para a população local, enfatizando o compromisso da gestão municipal em levar atendimento de qualidade mesmo aos locais mais remotos.


"A gestão do prefeito Zequinha é diferenciada. Não prioriza apenas as áreas mais acessíveis, mas busca atender também os lugares mais distantes. Esta unidade revitalizada e ampliada representa um marco para a comunidade da Onça e região", afirmou.


Antes da atual gestão, o acesso a serviços de saúde era limitado, com consultas médicas espaçadas e poucos recursos disponíveis. Agora, com a reinauguração da UBS, a realidade mudou drasticamente. O novo espaço de saúde conta com uma equipe completa, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e um laboratório para diagnóstico e exames de malária. Além disso, há também atendimento odontológico.


Janete Jesus da Silva, presidente da Associação de Produtores da Comunidade da Onça, expressou sua gratidão e alegria diante dessa conquista.


" Ninguém fazia coleta de sangue aqui, e o médico vinha apenas a cada 15 dias, se não chovesse. Hoje, temos tem os quadriciclos e não falta atendimento mesmo se chover e não precisamos mais sair daqui para ser atendidos", afirmou Janete.


Francisco Luspino Nascimento, morador do ramal 2, destacou a facilidade de acesso aos serviços de saúde agora disponíveis na própria comunidade.


“Antigamente era ruim, tinha que ir para a BR e  agora atende aqui mesmo. E tinha que esperar, às vezes nem era atendido. E agora sou atendido aqui mesmo. Quando precisa de profissional, médico, enfermeiro, tem tudo aqui para atender a população”, relata.


"O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância de levar a saúde até onde as pessoas estão, reafirmando o compromisso de sua gestão em garantir o acesso aos serviços de saúde para todos.


“Estive há um ano e meio aqui inaugurando a escola e uma das reivindicações que me foram feitas era exatamente a gente fazer a reforma do posto de saúde. Hoje nós estamos entregando o posto de saúde reformado, mas mais do que isso, estamos entregando com uma equipe, que vai atuar de segunda a sexta, com o médico duas vezes por semana, agora com o dentista aqui também uma vez por semana, que antes a gente não tinha dentista. Então isso é importante, porque é levar a saúde até onde as pessoas estão. E isso é um motivo de alegria para gente ter a oportunidade de celebrar isso junto com a comunidade”, comemorou o gestor.




Comments


bottom of page