top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega equipamentos agrícolas, barcos e kits de energia solar no Rio Juruá Mirim



No intuito de fortalecer a agricultura familiar e proporcionar melhores condições de vida para os moradores das comunidades ribeirinhas do Rio Juruá Mirim, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou no local neste domingo, 3, uma significativa entrega de recursos. Um total de 36 equipamentos agrícolas, 10 barcos com motor, uma baleeira de 12 toneladas,79 kits de energia, e 350 sacolões foram distribuídos, beneficiando  as famílias da região.



Desde sexta-feira o prefeito Zequinha, acompanhado do deputado federal Zezinho Barbary e do secretário de agricultura Eutimar Sombra, vem realizando entregas de equipamentos nas comunidades do Alto Juruá, além do benefício emergencial para os agricultores que tiveram suas plantações afetadas pela praga da lagarta do mandarová.



Os equipamentos são fruto de emendas parlamentares da ex-deputadas federais Perpétua Almeida e Jéssica Sales. A presença do deputado federal Zezinho Barbary é garantia de que as necessidades dos agricultores continuarão a ter a atenção do poder público.


O Secretário Municipal de Agricultura, Eutimar Sombra, expressou sua satisfação com os investimentos, destacando a importância desses recursos para o fortalecimento da agricultura familiar e para ajudar aqueles que foram impactados pelo mandarová em 2023. Os equipamentos incluem itens essenciais como kits de carne e farinha, despeladeira de arroz, debulhadora de milho, máquina de açaí, entre outros, visando impulsionar as atividades agrícolas locais.


" Hoje aqui na comunidade Simpatia estão representadas 11 comunidades e todas são beneficiadas, tanto com equipamento para fortalecimento da agricultura familiar e também aquelas pessoas que foram atingidas pelo mandorová no ano passado. As  baleeiras e barcos menores vão possibilitar o transporte dos produtos mesmo no verão quando o rio mais está seco”, elencou.


Francisco das Chagas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, ressaltou a relevância desses investimentos para as comunidades ribeirinhas. " Os produtores estavam há muito tempo esquecidos, e agora, com o apoio da gestão do prefeito Zequinha Lima, estão recebendo os recursos necessários para o desenvolvimento de suas atividades" , ressaltou.


Magno Aragão de Lima, presidente da Associação da Prainha 1e representante da comunidade do Mirim, expressou sua gratidão pelo investimento histórico, destacando a importância desses recursos para o progresso da região. Alisson Gomes, representante da comunidade Cachoeira do Açaí, também elogiou o esforço da administração em apoiar a agricultura local, evidenciando a colaboração entre as comunidades e o governo municipal. “Essas entregas representam, no caso, a maior entrega de equipamento, o primeiro prefeito, no caso, entrou na história. Para nós é muito gratificante, é muito importante para nós”, ressaltou


Além dos equipamentos agrícolas e dos barcos, a comunidade também recebeu a promessa da construção de um galpão tão aguardado, representando um marco de progresso e desenvolvimento para os moradores locais.


Alisson Gomes, representante da comunidade cachoeira do Açaí agradeceu pelas entregas. " Estou muito feliz por que este é o maior evento que aconteceu no Mirim, na história de agricultura. Eu sou só gratidão, só gratidão por essa equipe maravilhosa que está aí na gestão do Zequinha Lima. Tenho certeza que nós vamos ser bem servidos sobre essa questão”,  comemorou.



O deputado Zezinho Barbary acompanhou todas as entregas e se comprometeu em continuar enviando recursos para atender às necessidades dos produtores. " Foram distribuídos aqui vários equipamentos pela prefeitura, sacolões, e também anunciamos investimentos que irão chegar através das nossas emendas. Me alegra muito em ver a preocupação do prefeito e a presença do prefeito ouvindo a comunidade e vendo de perto suas necessidades e a sua realidade. E é assim que se administra. Você não pode administrar uma cidade sem conhecer os problemas e sem conhecer a realidade das pessoas. Então aproveito aqui para parabenizar o prefeito Zequinha por essa sensibilidade e o trabalho que ele vem fazendo, principalmente em prol da população mais necessitada”, enfatizou o parlamentar .


O prefeito Zequinha Lima, encerrando a vasta agenda nas comunidades Ribeirinhas, Valparaíso, Juruá e Juruá Mirim, enfatizou o compromisso contínuo da administração municipal em investir nas comunidades ribeirinhas, garantindo que mais recursos serão destinados para essa região e destacou a colaboração de diversos parceiros políticos que contribuíram para viabilizar esses investimentos.



“ Nós estamos entregando aqui itens frutos de emendas da ex-deputada Jéssica, da ex-deputada Perpétua Almeida, do senador Petecão e com a  colaboração do Zezinho Barbary.  São 36 equipamentos agrícolas que vão beneficiar 11 comunidades ribeirinhas aqui do Mirim. Nós estamos entregando 10 barcos de alumínio de 12 toneladas para transportar o produto das pessoas aqui dessa região. E estamos entregando 79 kits de energia solar para beneficiar essas comunidades. Então é muita coisa, é muito benefício que nós estamos trazendo e que não vai parar por aqui. Mas o mais importante é que a gente vê a alegria das pessoas, a gente vê o quanto as pessoas saem daqui felizes. Cada uma pessoa vai sair daqui também com um sacolão. São mais de 300 distribuídos aqui na comunidade, que tiveram a sua lavoura destruída pela lagarta do mandarová. É uma forma da gente diminuir o prejuízo dessas pessoas. Saio daqui feliz, com o coração cheio de alegria, e saber que a gente está proporcionando dias melhores para as pessoas aqui dessa região”, concluiu.



Comments


bottom of page