top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega equipamentos e sacolões para 11 comunidades ribeirinhas

Atualizado: 4 de mar.

Entrega foi feita depois que o barco com o prefeito Zequinha Lima quase naufragou no Rio Juruá



Mesmo depois que o barco em que ele estava, quase naufragar no Rio Valparaíso, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, deu sequência à agenda deste sábado,2.  Junto com o deputado federal Zezinho Barbary, entregou barcos, equipamentos agrícolas e outros itens na a comunidade Simpatia, no Rio Juruá. Os 13 equipamentos, incluindo despeladeiras de arroz, debulhadoras de milho, despolpadeiras, roçadeiras agrícolas e  8 barcos vão beneficiar também outras 11 comunidades ao longo do Juruá.



A entrega representa um marco importante para os moradores das comunidades ribeirinhas, que contarão com recursos importantes para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a infraestrutura local. Além dos equipamentos agrícolas, houve ainda a distribuição de sacolões visando auxiliar as famílias afetadas pela praga do mandorová e fortalecer a segurança alimentar na região.



Jamile Macedo, representante das comunidades ribeirinhas Carlota, Carlota de Baixo e Tatajuba, expressou a gratidão pelo momento proporcionado pela entrega de equipamentos e destacou a importância dos barcos e demais equipamentos para as comunidades.  “É um marco muito importante, porque a gente nunca pensou que iríamos ter esse equipamento para a gente. É de suma importância. O barco é muito importante, todo esse equipamento também.  A gente está muito feliz e queremos continuar mais e mais com essa parceria”, contou ela.


O Secretário Municipal de Agricultura de Cruzeiro do Sul, Eutimar Sombra, destaca a importância dos investimentos da Prefeitura Municipal e menciona que o prefeito Zequinha Lima iniciou essas ações nas comunidades, visando fortalecer a agricultura familiar e auxiliar aqueles afetados pela praga do mandorová no ano passado.


“ Esse recurso saiu agora e

a gente está entregando as cestas para as  família que tiveram os roçados foram atingidas  pelo

A lagarta do mandarová, que tiveram suas perdas estão sendo contempladas. Aqui são kits de casa de farinha, são despeladeira de arroz, debulhadora de milho, máquina de industrializar açaí e roçadeiras. Isso é para fortalecer as comunidades rurais. No inverno eles usam a baleeira e no verão, os barcos pequenos. Todas as comunidades foram contempladas. O prefeito Zequinha Lima está presente, para que a gente junto possa fortalecer e gerar emprego e renda na nossa comunidade e trazer resultado para o nosso ribeirinho", mencionou.


O Deputado Zezinho Barbary expressou sua satisfação em acompanhar a agenda do prefeito Zequinha Lima, destacando as comunidades do Rio Juruá que estão sendo contempladas com embarcações e equipamentos agrícolas. Ele enfatizou a importância desses investimentos para o bem-estar da população, ressaltando a preocupação do prefeito em trazer melhorias e investimentos para a região. O deputado mencionou sua função de ouvir a população e garantir mais recursos federais para as prefeituras, incluindo Cruzeiro do Sul, a fim de continuar esse movimento de melhoria da qualidade de vida, especialmente para os mais necessitados, como os ribeirinhos. Ele destacou a essencialidade dos recursos federais para que as prefeituras possam promover investimentos que beneficiem o povo acreano.


“A  gente fica muito feliz em ver que realmente o prefeito está preocupado com o bem-estar da população, trazendo investimentos e nós como deputado federal estamos aqui visitando, ouvindo a população. Através do nosso mandato queremos garantir mais recursos para as prefeituras, incluindo Cruzeiro do Sul, para que esse movimento continue, para que essas ações continuem, porque é o povo que está lá na ponta, é o povo pobre, é o ribeirinho que mais precisa. E os recursos federais são essenciais para que as prefeituras possam levar esse tipo de investimento para melhorar a qualidade de vida do povo acreano”, avaliou.



O prefeito Zequinha Lima destaca a entrega de diversos equipamentos e ressalta a importância da presença do poder público e do apoio de políticos, como o deputado federal Zezinho Barbary, para garantir mais benefícios para a população ribeirinha do Juruá. “Nós temos 11 comunidades aqui do Rio Juruá que fazem parte de Cruzeiro do Sul, e hoje a gente juntou todas essas comunidades no Simpatia para entregar equipamentos importantes para o dia a dia dos produtores. São equipamentos para agricultura familiar e os barcos que garantem o transporte dos produtos e a mobilidade deles, sem precisar pagar. É a independência deles .

Deixamos aqui um sacolão também para cada família. Além disso anunciamos uma série de outras atividades, implementos e benefícios que nós traremos aqui. Assim como nós anunciamos aqui junto com o deputado Zezinho Barbary que vai alocar emendas, com a colaboração do senador Sérgio Petecão de 2024, ainda botar à disposição desses moradores do Juruá um recreio popular. É um barco grande que vai servir para transportar cargas e passageiros, com dois pisos. O Zezinho já conseguiu 250 mil e se Deus quiser, nós estamos querendo entregar isso ainda esse ano, concluiu o prefeito Zequinha Lima, que agradeceu às manifestações de carinho após o acidente no barco.


" Agradeço pela atenção de todos. Estamos bem e seguimos a agenda aqui pelas comunidades do Rio Juruá ", comunicou o gestor.



Comments


bottom of page