top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul encaminha dependentes químicos para reabilitação



A prefeitura de Cruzeiro do Sul atua em parceria com várias instituições na recuperação de dependentes químicos. Na manhã desta sexta-feira, 12, a gestão municipal realizou o primeiro café da manhã  deste ano de 2024, para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no centro da cidade.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde  a prefeitura ofereceu também vacinação e testes rápidos.



A ação social da prefeitura é realizada há mais de dois anos. Neste período, de acordo com o prefeito em exercício, Henrique Afonso, 17 pessoas, que estavam morando na rua em situação de drogadição foram encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para as clínicas de recuperação e estão em tratamento.


Henrique Afonso, destacou a importância da gestão pública buscar melhorar a vida dessas pessoas, que, depois de recuperadas, podem ganhar oportunidade de trabalho.


" São pessoas que as vezes querem largar as drogas mas não é fácil elas saírem sozinhas e por isso, precisam de ajuda. Ninguém está numa vida dessa porque quer, escravo das drogas porque quer,  morando na rua. Então a prefeitura tem esse trabalho. A gente tenta convencer para que elas passem pela triagem e  possam ir para uma clínica, uma casa terapêutica. Depois se elas forem totalmente recuperadas  vão ter um estágio de trabalho", enfatizou Henrique Afonso.


Elísio Herculano, coordenador de Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, afirma que essa iniciativa do prefeito Zequinha Lima e do vice-prefeito, Henrique Afonso tem dado resultado.


" Esse apoio que o prefeito Zequinha e vice-prefeito Henrique Afonso tem nos dado em parceria com Assistência Social,  tem sido muito importante para chegarmos a essas pessoas levando uma orientação para convencer-las a buscar um tratamento e ter um futuro melhor ", explicou Elísio.



Ainda como parte da ação social, na próxima sexta-feira, 19, a prefeitura de Cruzeiro do Sul vai fazer uma ação diferenciada. O objetivo é que os dependentes químicos recuperem a autoestima. A gestão vai garantir uma " transformação" em um  salão de beleza e depois encaminhar dois dependentes, sendo um homem e uma mulher, para uma casas terapêuticas.

bottom of page