top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o IFAC lança Programa Mulheres Mil



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com o Instituto Federal do Acre – IFAC realizou o lançamento nesta sexta, 15, do Programa Mulheres Mil.

Serão oferecidos cursos de Assistente Administrativo e Operador de Caixa, ambos com 160 horas e 150 vagas para Cruzeiro do Sul.


Trata-se de um programa federal implementado no Acre pelo IFAC e que contará com a parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul para alcançar as mulheres em condição de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica.


"O lançamento com o início dos cursos será a partir de fevereiro. As escolhas, dessas mulheres, são do CAD único, e as inscrições serão realizadas através do CRAS, CREAS e serviço de convivência no Remanso; são mulheres que já são acompanhadas. Serão cursos técnicos que deixam as mulheres mais preparadas para o mercado de trabalho, terão a oportunidade de conseguir emprego e sair da condição de vulnerabilidade social" ,citou Rosinha Lima, secretária adjunta de Assistência Social de Cruzeiro do Sul.


A primeira-dama Lurdinha Lima,  coordenadora de políticas públicas para mulheres, comemora a parceria com o IFAC.


"O município jamais poderia deixar de dar esse suporte e esse apoio necessário a este programa federal que está vindo através do IFAC, trazendo para estas mulheres nessa situação de vulnerabilidade, esses cursos profissionalizantes e tecnológicos que vão abrir portas para essas mulheres que estão necessitando neste momento. Nosso governo federal através do IFAC está oportunizando essas 150 vagas. Essas bolsas são um incentivo para que essas mulheres possam ver um futuro promissor pela frente", ressaltou.


Fábio Stork de Oliveira, diretor de extensão do IFAC, afirmou não ser esta a primeira de sucesso com a prefeitura de Cruzeiro do Sul.


"Esta é mais uma parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul; já executamos o programa Qualifica Mais que foi um processo de formação de microempreendedores individuais, com 500 vagas para Cruzeiro do Sul. Já concluímos nessa agenda o programa Academia do Futebol que atendeu jovens e adolescentes como o projeto Escolinhas de Futsal. E agora o Mulheres Mil, que busca atender mulheres em condições de vulnerabilidade social ou que sofrem de violência doméstica. A parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul é indispensável. Ninguém faz nada sozinho; sempre que buscamos apoio seja através da assistência social ou outras secretarias, fomos bem atendidos. Quem ganha é a população."


Albenízia Roussef, coordenadora do programa a nível federal no Acre explicou sobre o funcionamento do programa.


"O IFAC concorreu a nível nacional, precisamos submeter a proposta para ser selecionadae conseguimos 960 vagas no total para o Acre sendo, 150 vagas para Cruzeiro do Sul de Assistente de Administração e Operador de Caixa de supermercado, sendo 160 horas de duração em 40 dias, executado no horário da noite. Haverá uma bolsa ajuda de custo no final do curso de 560 reais se não faltarem às aulas. As mulheres são pré-inscritas no CRAS que recebem Bolsa Família, elaborar e editar pré-requisitos: idade de 16 para cima."


Karem Carvalho, representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Assistência Social e Direitos Humanos, finalizou.


"A secretaria está à disposição para apoiar no que for possível, o que é de extrema importância, pois acredito na capacitação da mulher, acredito no empoderamento, mas para isso, é preciso adquirir habilidades e conhecimento para conquistar o mercado de trabalho e manter a sustentabilidade da família. Políticas públicas precisam estar unidas em vários sentidos. Hoje, infelizmente, a mulher é vítima de várias situações de violência, física, psicológica, patrimonial; todas as políticas públicas que venham para fortalecer a esta mulher são essenciais. Parabéns ao programa, momento pertinente para nossa cidade de Cruzeiro do Sul."



bottom of page