top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul dá início às ações de educação e saúde pós-alagação pelo Miritizal



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul deu início nesta quinta, 21, e prossegue nesta sexta-feira,23, pelo Bairro Miritizal, à operação integrada envolvendo as ações das secretarias de saúde e de meio ambiente e limpeza pública. A secretária municipal de saúde, Valéria Lima, destaca que a iniciativa visa mitigar os impactos da inundação nos bairros mais afetados, começando pelo Miritizal. O objetivo também é a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.


"Começamos nesta quinta-feira pelo bairro do Miritizal. São dois dias de sensibilização à população, para que retirem entulhos e lixos do fundo do quintal e os coloquem na frente das casas, pois na segunda-feira o secretário do meio ambiente irá com toda a sua equipe para realizar a limpeza, removendo o lixo e os resíduos", explicou Valéria Lima.



As equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, realizam visitas domiciliares para identificar áreas endêmicas e, para, posteriormente, aplicar o serviço de borrifação intradomiciliar. "Estamos abrangendo toda a área do Miritizal, tanto do meio, quanto de cima, quanto de baixo. Por isso, são dois dias de trabalho intenso", destacou a secretária.


O combate às doenças transmitidas por vetores é uma das principais preocupações das autoridades de saúde. A distribuição de hipoclorito visa prevenir doenças como a dengue, a leptospirose e a hepatite A.



Os agentes também entregam nos domicílios, um kit contendo hipoclorito, a ser utilizado na água para consumo, com as respectivas orientações de dosagem e tempo de espera para garantir a eficácia do produto.



"Estamos orientando os moradores a não deixarem água parada em seus reservatórios por mais de três dias, a fim de quebrar o ciclo do mosquito transmissor da dengue. Além disso, fornecemos informações sobre os cuidados necessários para prevenir a leptospirose e a hepatite A. Estamos comprometidos em garantir a saúde e o bem-estar da população neste momento difícil. Nossas equipes estarão atuando incansavelmente para recuperar a normalidade nos bairros afetados pela alagação", concluiu Valéria Lima.


Todos os bairros de Cruzeiro do Sul serão alcançados pelo mutirão de limpeza da prefeitura de Cruzeiro do Sul.



댓글


bottom of page