Prefeitura de Cruzeiro do Sul beneficia mais de 500 produtores rurais com mecanização agrícola


Durante o período de estiagem, que compreende os meses de junho a outubro, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensificou o apoio aos produtores rurais na preparação do solo para o plantio. Com equipes em diversas comunidades, o município já alcançou a marca de mais de 500 hectares de áreas mecanizadas durante este ano de 2022.


A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, ocorre de forma simultânea nas comunidades das vilas Santa Luzia, Lagoinha, São Pedro, Santa Rosa, Assis Brasil e na Br 307. Cada equipe leva um tempo de duas horas para preparar 01 hectare de solo, sendo que até o dia 30 de setembro a secretaria já somou mais de 500 hectares de áreas mecanizadas.


"Isso demonstra que já superamos o que a gente tinha programado para este ano e já atendemos centenas de famílias fazendo com que elas tenham condições de fazer o seu cultivo dentro da janela do verão que é sazonal para o plantio", destacou a secretária de agricultura, Aldeni Menezes.


Para executar o programa de mecanização, o município conta com o apoio das subprefeituras e dos líderes das comunidades que fazem o levantamento demandas para que a prefeitura realize o serviço. A secretaria de agricultura dispõe de 9 tratores que são operados por moradores das próprias comunidades para facilitar o andamento do programa.


"A mecanização auxilia muito, porque, no caso da mandioca, por exemplo, que é um dos principais produtos ultilizados na nossa região para a produção de farinha, além de quebrar os agregados do solo para facilitar a penetração das raízes, ainda facilita na hora do produtor fazer o arranque. Então a produção se torna mais rentável e diminui o esforço físico dos produtores", afirma Aldeni.


Além da mandioca, na região do Juruá são cultivados grãos, cereais, frutas e hortaliças. Em diversas áreas mecanizadas, os produtores já fizeram o plantio e aguardam o período para a colheita.



0 comentário