top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul beneficia comunidade do Lago do Tapiri com equipamentos agrícolas e barco



Nesta segunda, 25, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou a entrega de equipamentos agrícolas e um barco à comunidade do Lago do Tapiri, beneficiando as 34 famílias locais. Entre os equipamentos estão debulhadeira de milho, beneficiadora de arroz, moenda de cana, além de uma variedade de itens essenciais para melhorar a eficiência e a produtividade das atividades agrícolas. Um barco, equipado com motor e com capacidade para transporte, foi disponibilizado para facilitar o escoamento dos produtos até o centro urbano, eliminando custos de transporte e intermediários.



A entrega foi conduzida pelo Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Eutimar Sombra com a presença do prefeito Zequinha Lima.

“Aqui no lago do Tapiri, essa comunidade nunca tinha sido contemplada por nenhuma gestão. E o prefeito Zequinha Lima  tem trazido esse reforço para a agricultura familiar. Entregamos equipamentos que vão mudar a história dessa comunidade. Ou seja, é o empreendedorismo rural sendo fortalecido nos ribeirinhos, nos ramais e nas comunidades”, pontou.



Os moradores expressaram sua gratidão e expectativas para o futuro. Maria Santos de Souza, moradora local há 65 anos, destacou a transformação que os equipamentos trarão para a comunidade. "É um momento de felicidade para todos nós. Nunca tivemos acesso a esses recursos antes, e agora vejo um futuro melhor para nossa produção", afirmou..


José Francisco, presidente da Associação dos Pequenos Produtores e Produtores Rurais do Lago do Tapiri, ressaltou a importância do apoio recebido. "Nunca imaginamos receber um benefício tão significativo como este. Com esses equipamentos, nossa produção será impulsionada, trazendo mais prosperidade para nossas famílias", disse ele


Além dos equipamentos, o prefeito Zequinha Lima também mencionou outros investimentos na região, como a construção de uma escola e a manutenção da estrada de acesso, evidenciando o compromisso contínuo da gestão municipal com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade do Lago do Tapiri.



“Aqui, além da pesca, eles plantam arroz, milho, mandioca e hoje estão iniciando um plantio de cacau. Eu havia garantido esses equipamentos para melhorar a performance e a  produtividade deles e hoje aqui estamos deixando uma máquina para que possa ajudar na debulhação de milho, do arroz, equipamento para fazer açaí,  patoá, buriti e um kit de casa de farinha.  Também tem um kit para o seu Chico Gramixó, que mora aqui nessa região há 60 anos e trabalha só com a cana de açúcar. Então essa engenhoca vai ajudar e facilitar com que eles possam produzir muito mais. E além de tudo isso, estamos deixando um barco com motor, um barco de 12 metros aqui, para que eles possam levar a produção deles gratuitamente para vender no mercado. Aqui nós já construímos nova escola para atender a comunidade. Nós viemos aqui, ouvimos a reivindicação e há dois anos nós construímos uma escola novinha aqui para oferecer para a comunidade que não contava com nenhuma. Além do mais, todos os anos a gente faz um esforço muito grande para garantir que a estrada que dá acesso ali ao Miritizal possa trazer até aqui para que de fato o carro possa ir e vir. E isso está com três anos seguidos que a gente deixa essa estrada funcionando no período do verão e quando chega o período do inverno só o barco funciona. De maneira que a prefeitura está sempre presente aqui trazendo investimento para a comunidade do Tapiri”, elencou o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page