top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul avança para dar fim ao lixão


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está avançando nas tratativas para o fim do lixão. Alternativas e propostas ambientais para a solução nesse sentido foram tratadas pelo prefeito Zequinha Lima nesta quarta-feira, 8, com o  Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos - CIRESO,Emerson Leão e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ygoor Neves e técnicos.


Leão diz que há alternativas para apresentar para a prefeitura e que Cruzeiro do Sul será o polo regional do Vale do Juruá


"Iniciamos esta visita técnica com o objetivo de trazer soluções para o município.Cruzeiro do Sul será o polo desta regional. Estamos planejando instalar uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos - Utre aqui ou construir uma planta de tratamento de resíduos que permita a produção de tijolos, meio-fios, telhas e a conversão do lixo excedente em energia. Estamos trazendo essa nova tecnologia, que é eletro-termoplástica, inspirada em modelos bem-sucedidos em Santa Catarina, onde visitamos 14 municípios", pontuou ele

O secretário executivo também mencionou o compromisso com o Termo de Ajustamento de Conduta -TAC, estabelecido pelo Ministério Público.

"Sabemos que existe um TAC para as prefeituras, e Cruzeiro do Sul está incluído. Viemos aqui para dividir esse problema e resolver a situação do lixo. A previsão é que dentro de em 12 meses encerraremos definitivamente o lixão de Cruzeiro do Sul. Estamos com uma equipe técnica fazendo levantamentos e, no início de junho, retornaremos para concluir essas análises e implementar as soluções necessárias", relatou


"Os recursos necessários para encerrar o lixão são altíssimos, contudo, a gestão do prefeito Zequinha Lima tem feito todos os esforços para honrar o acordo com o Ministério Público. A reunião foi bastante produtiva, onde o objetivo era ouvir as alternativas e propostas do coordenador do consórcio intermunicipal. Cruzeiro do Sul será a cidade sede, que vai inclusive servir como base para os demais municípios da regional.

Com esses avanços, o município caminha para um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável, garantindo um destino adequado para os resíduos sólidos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população", destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Urbana, Ygoor Neves.


" Vamos fazer o que for necessário para que, em parceria com os municípios e o Consórcio, possamos ter uma solução adequada para o lixo do ponto de vista ambiental", concluiu o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page