top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul apoia produção de derivados da cana-de-açúcar



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento tem como objetivo fortalecer a agricultura local, proporcionando aos produtores os recursos necessários para ampliar e melhorar suas atividades.

Recentemente, por meio de emendas parlamentares e programas municipais de fomento, a prefeitura distribuiu equipamentos que beneficiam diversas cadeias produtivas, incluindo a cana-de-açúcar e seus derivados, como o açúcar gramixó (mascavo).



Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito Zequinha Lima visitou alguns produtores beneficiados, acompanhando de perto a utilização dos novos equipamentos. Maurício Maciel da Silva, da comunidade Laguinho há 35 anos, utiliza a cana para produzir açúcar, rapadura, mel e garapa. Durante a visita do prefeito Zequinha Lima, Maurício destacou os benefícios que os novos equipamentos trouxeram para sua produção. Mencionou que antes da chegada dos equipamentos, enfrentava dificuldades com um engenho antigo e defeituoso. No entanto, com os recursos fornecidos pela prefeitura, sua produção aumentou significativamente, o que impactou positivamente em sua renda.



“Eu tô com 35 anos que moro aqui e produzo cana e milho. Eu faço açúcar, alfinim, rapadura e mel.  Mudou muito nosso trabalho com o engenho novo e a fornalha. Aumentamos a produção”, contou.



Zequinha Lima enfatizou a importância desse apoio aos produtores locais, ressaltando que o auxílio beneficia tanto os produtores quanto os consumidores. Ele destacou que a doação dos equipamentos foi fundamental para garantir a continuidade da produção dos agricultores, especialmente após os desafios enfrentados, como as recentes inundações que afetaram a região.



“Aqui ele não tinha como comprar um motor. No ano passado a prefeitura veio aqui, através da secretaria, e doou esse material para ele. E essa ajuda veio exatamente para que ele pudesse aumentar ainda mais a sua produção e acelerar o processo também. E hoje vemos aqui no engenho dele  quanta produção tem aqui feita a partir dos incentivos da prefeitura.Ele quer melhorar a cobertura e fazer um piso. Teve agora um prejuízo por conta da alagação. Parte da lavoura dele, do canavial dele, não pôde mais ser colhido por conta da água que invadiu. Mas a gente está aqui presente para auxiliar naquilo que nós pudermos porque é a garantia de que vai chegar um bom produto no mercado e na mesa das pessoas na cidade”, relatou o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page