top of page

Prefeitura de Cruzeiro do Sul aplicou mais de 180 mil doses de vacina contra a Covid-19 em três anos



De 2021 até 2023,a prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, aplicou 184.406 doses de vacinas contra Covid 19. Os Imunizantes seguem disponíveis nas unidades de saúde, bem como os testes.


Em 2021 foram aplicadas 130.571 doses da vacina em Cruzeiro do Sul.Em 2022 foram 47.649 e no ano passado, foram  3.029 mais 3.157 doses de reforço da bivalente. A soma é de

184.406 doses do Imunizantes aplicadas no município em 3 anos.



A secretária Municipal de Saúde alerta para a necessidade da população se vacinar e completar o esquema de Imunização e pediu que as pessoas busquem as unidades básicas de saúde. " As unidades funcionam até as 19 horas ", afirma


A preocupação aumentou porque no último dia 29, uma pessoa de Cruzeiro do Sul, morreu  por Covid 19 no  Hospital do Juruá e outra, com a doença está internada na Unidade de Terapia Intensiva.


" Uma morte foi de um paciente que morava em Cruzeiro do Sul e que tinha comorbidades como diabetes e hipertensão. Ele foi atendido na unidade básica de saúde Francisco Sousa dos Santos e apresentou uma leve falta de ar. Depois foi internado no Hospital do Jurua, onde faleceu. "  explicou Valéria Lima, Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul.


Ela cita que o médico que atendeu o paciente colocou na notificação de óbito pós-covid, mas nos sistemas da secretaria não existe essa categoria, por isso ele entrou como covid. Valéria ressaltou ainda que o paciente só tinha tomado uma dose da vacina contra a Covid-19.


Além do paciente na UTI, há outro com Covid na clínica médica do Hospital do Juruá. 38 novos casos da doença foram registrados nesta terça-feira, 2.  Em Cruzeiro do Sul durante todo o ano passado, 7 pessoas morreram vítimas da doença.


Vacinas de Covid-19 no Calendário Nacional Infantil


Desde o dia 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid 19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, está integrada ao Calendário Nacional de Vacinação Infantil em Cruzeiro do Sul. A medida, aprovada pela Anvisa e respaldada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde - SUS, foi adotada após deliberações em julho e novembro de 2023. O Programa Nacional de Imunização - PNI.  efetivou essa inclusão.


Números


Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul vai apresentar os números relativos à vacinação contra Covid 19 e muitos outros as 09:30h , na CEDUP, atrás da UPA.


Será feita uma prestação de contas de ações da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao ano de 2023.

bottom of page