Prefeitura de Cruzeiro do Sul anuncia informatização das Unidades de Saúde e novos equipamentos


Em uma solenidade, na manhã desta sexta-feira, 11, no almoxarifado da Secretaria de Saúde, foi anunciado o início do processo de informatização das unidades municipais de saúde. O anúncio oficial ocorreu com a presença do prefeito Zequinha e da secretária municipal de saúde Valéria Lima. A informatização tem por objetivo preparar para a implantação do PEC - Prontuário Eletrônico do Cidadão.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), do Sistema e-SUS Atenção Básica, é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas na Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.

“Em um mundo completamente informatizado, queremos uma melhoria no acesso do cidadão aos serviços, e uma maneira de oferecer isso é informatizando todas as unidades básicas de saúde. Hoje, damos o pontapé inicial da informatização de todas as 25 unidades, por meio do prontuário eletrônico do cidadão. Através deste prontuário, com número do SUS ou CPF, é possível o acesso aos dados médicos, desde a primeira consulta, informado qual médico e qual unidade. Estarão lá todos os exames laboratoriais, todo o histórico de vida daquilo que a gente chama de prontuário clínico do cidadão de todos os locais onde foi utilizado o serviço público. Isso faz com que as informações não se percam e que haja um atendimento mais exato em cima do histórico clínico do usuário”, explica a secretária Valéria Lima.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, trazendo benefícios para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

“A gestão tem de trabalhar para facilitar a vida dos servidores e do usuário do sistema de saúde. Este é um avanço que estamos adquirindo através de computadores, impressoras e equipamentos de expediente. A inovação do sistema de informação melhora o dia a dia dos postos, superando a rotina baseada em papel e arquivamento de material impresso e entrando na era da informática. As informações que o paciente presta quando chega ao posto de saúde serão colocadas no sistema e esse sistema vai estar disponível para médicos, enfermeiros e ao próprio usuário. Isso vai facilitar a vida do paciente e do médico, que vai poder acessar esse histórico na hora que o paciente se consultar”, disse o prefeito Zequinha Lima.

*Novos equipamentos*

Também foi anunciado pela gestão municipal, a aquisição de materiais permanentes para as unidades de saúde e equipamentos que visam substituir materiais velhos ou deteriorados.

“Devido à necessidade de desinfecção diária, em decorrência das medidas de proteção durante a pandemia, muitos equipamentos sofreram maior desgaste e, por isso, estamos os substituindo por novos”, explicou o prefeito.

Entre os novos equipamentos estão incluídos equipamentos eletrônicos, tais como computadores e impressoras, além de material de escritório como mesas e cadeiras. O investimento é da ordem de 700 mil reais.




0 comentário