top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Prefeitura de Cruzeiro do Sul amplia sistema de abastecimento de água da comunidade Simpatia

Atualizado: 20 de mar. de 2023


Em visita ao Alto Juruá, o prefeito Zequinha Lima ampliou o sistema de abastecimento de água da Comunidade Simpatia.


“Quando viemos aqui, essa caixa d’água estava sendo um problema para a comunidade. E foi difícil conseguir porque logo após a pandemia não havia caixa d’água no comércio de Cruzeiro do Sul e foi preciso encomendar”, explicou o prefeito.


Em companhia dos vereadores Cosmo, Márcio, Zaldo e Betão, o prefeito falou à comunidade sobre o empenho da gestão em trazer mais qualidade de vida e cidadania aos ribeirinhos e moradores da zona rural, especialmente na questão de saúde.


“Estamos mantendo a UBS Fluvial de inverno a verão na região, com atendimento médico e agora também, odontológico. Em breve vamos anunciar a construção da Casa do Agricultor e do Ribeirinho. Será uma casa de acolhimento para que as pessoas da zona rural e ribeirinhos possam estar durante seu tratamento de saúde. Hoje a gente sabe que é muita dificuldade e uma pessoa para sair de seu local para tratamento, gasta muitas vezes o que não tem para poder receber tratamento. Isso vai acabar”, disse.


A Casa do Agricultor será construída nas proximidades do Hospital do Juruá, onde hoje está localizada a Usina de Asfalto, que terá de ser retirada. O espaço terá vagas para de 30 a 40 pessoas.


A água é uma das principais preocupações com a saúde das pessoas ribeirinhas.


No Brasil, a falta de saneamento básico sobrecarregou o sistema de saúde com 273.403 internações por doenças de veiculação hídrica em 2019, um aumento de 30 mil hospitalizações na comparação com ano anterior, além de 2.734 mortes. A incidência de internações foi de 13,01 casos por 10 mil habitantes, o que gerou gastos de R$ 108 milhões ao país naquele ano.


Entre as doenças de veiculação hídrica, estão as diarreicas, dengue, leptospirose, esquistossomose e malária.


Segundo dados de 2019, quase 35 milhões de pessoas vivem em locais sem acesso à água tratada.


“Com a nova caixa d’água de 15 mil litros vamos dobrar o número de famílias atendidas, de nove, para 18 famílias”, disse o prefeito Zequinha.


“Nosso objetivo é ampliar o acesso ao saneamento básico, é água tratada, pois sabemos que esta é na verdade a melhor forma de garantir a saúde das pessoas”, concluiu o prefeito.


Galeria de fotos:


Comentários


bottom of page