Prefeitura celebra o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia


No dia 12 de maio, comemorou-se o Dia Nacional de Combate à Fibromialgia. A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses. Com objetivo de conscientizar sobre a doença cujo diagnóstico é relativamente recente, mas que afeta cerca de 2,5% da população mundial, com uma maior incidência em mulheres do que em homens, sobretudo entre 30 a 50 anos de idade.


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou uma atividade que consistiu em uma roda de conversa com os pacientes fibromiálgicos, fisioterapeutas e psicólogos.

“O objetivo é facilitar o fluxo e o atendimento a esses pacientes nas unidades de saúde, que passam a ter prioridade, por ser uma doença caracterizada por intensa dor muscular”, disse Cláudia Santiago, coordenadora de doenças crônicas da secretaria municipal de saúde.

Além das dores musculares e nas articulações alguns dos sintomas incluem: fadiga, distúrbios de humor, dificuldades de concentração, depressão, ansiedade e alterações do sono. A fibromialgia também pode aparecer em pacientes que apresentam outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus.

No dia 4 de abril, o prefeito Zequinha Lima sancionou a lei, de autoria do vereador Gilmar Giles, que estabelece a prioridade no atendimento para pacientes com fibromialgia.

“Pela lei aprovada, os pacientes com fibromialgia não precisam pegar filas em agências bancárias, casas lotéricas e serviços em geral, a partir da apresentação de um cartão específico, que pode ser retirado no setor de doenças crônicas da Secretaria Municipal de Saúde. Basta a pessoa apresentar seus documentos pessoais, e laudo médico especificando a condição de portador de fibromialgia”, concluiu a coordenadora.

“É importante uma lei que ampare estas pessoas, para que não tenham que passar muitas horas na fila, sendo que o principal sintoma são as dores. Essa roda de conversa promovida pela secretaria tem o mesmo objetivo: agilizar e facilitar o atendimento às pessoas com fibromialgia nas unidades de saúde da prefeitura”, disse o prefeito Zequinha Lima.




0 comentário