Prefeitura atende mais de 300 crianças e gestantes de baixa renda no Programa Criança Feliz


O Programa Criança Feliz é desenvolvido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. É uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.



O programa surgiu alinhado ao Marco Legal da Primeira Infância e foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018 do Governo Federal.



O município tem a meta de cadastro para 400 famílias e já está acompanhando 300 famílias, o público atendido são gestantes, crianças de até 3 anos que estão inseridas no Cadastro Único e também de até 6 anos inseridas no BPC.



A coordenadora Ana Gabriele Freire destacou sobre os atendimentos que são oferecidos.


“O atendimento é realizado através dos visitadores que encontram essas famílias através da busca ativa. Atualmente a equipe conta com 16 visitadores (incluindo zona urbana e rural) e o público do programa é dividido entre eles para a realização do acompanhamento”, frisou ela.



A secretária de Desenvolvimento Social Delcimar Leite enfatizou a importância do programa. “Esse programa consiste na efetividade da realização das visitas domiciliares, pois, os vínculos e as competências da família, para o cuidado da criança são fortalecidos, promovendo assim o desenvolvimento infantil integral a partir de uma perspectiva de prevenção, proteção e orientação,” endossou ela.


O prefeito Zequinha Lima destacou a importância do programa.


“Esse é um programa federal , aderido pelo município que tem uma importância muito grande na vida de muitas crianças, pois os educadores conseguem agir no desenvolvimento desses pequenos, levando atividades que fazem juntos, envolvendo a família neste vínculo , e formando um ambiente de proximidade e amor. Parabéns a todos os educadores envolvidos nesse lindo programa”, falou.

0 comentário