top of page

Prefeitura assegurou o escoamento de mais de mil toneladas da produção agrícola nos últimos 6 meses



A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, garante aos produtores do município, mecanização agrícola, assistência técnica e o escoamento da produção rural, seja de caminhão, pelos ramais, ou em barco, nos rios.


De junho até novembro deste ano, o município garantiu assistência no escoamento de 1.123 toneladas de produtos agrícolas, o que representa 60% da produção das comunidades atendidas, produtos como feijão, melancia, milho, banana, inhame e a mandioca.


Com o suporte aos produtores, a Prefeitura visa garantir que eles consigam maiores ganhos na venda final de suas mercadorias. Em alguns casos, o produtor chega a economizar em transporte, R$ 1,5 mil, com o apoio que recebe da gestão do prefeito Zequinha Lima.


Deli Rocha Matos é produtor de bananas, no seringal Simpatia, garante que sem a ajuda do município não conseguiria assegurar a venda de seus produtos.


“ Esse apoio da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é muito importante para nós que moramos tão longe e sabemos que não teremos nosso produto jogado fora.  Se eu fosse transportar meu produtor lá do seringal até aqui eu ia gastar mais do que lucrar. Quando  eu chego  aqui a venda  é certa e eu tenho lucro ”, garantiu.


O barqueiro Fabricio Araújo que trabalha para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, no escoamento da produção agrícola da região próximo à comunidade do Valparaíso, chega a transportar, por mês, 14 toneladas de itens da comunidades. Na tarde dessa quinta-feira , 30. Araújo  atracou no porto da cidade com 7 toneladas de produção rural.


“São mais de trinta famílias na comunidade que recebem esse apoio na hora de escoar a mercadoria, por mês chego a transportar mais de 14 toneladas dos mais variados produtos, em mais de dez horas de baixada até o porto. Esse apoio na hora de escoar e transportar é muito importante, assim os produtores voltam pra casa felizes”, declarou.


“ As ações da secretaria vão desde o incentivo à produção até o escoamento. São mais de mil toneladas de produtos que trazemos para a cidade para abastecer os mercados, e chegar na mesa da população ", relata o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul, Eutimar Sombra.


Mais de 50 comunidades são contempladas com os serviços de escoamento ofertado  pela Prefeitura de Cruzeiro. Com este suporte, a secretaria atende famílias que residem nos rios Juruá, Liberdade, Juruá Mirim, e ramais localizados na Br 364, entre eles, Ramal São João; Vila Liberdade; Ramal 02; Ramal 06; Ramal 05; Ramal do Caraca; Ramal 12; Ramal do Zacarias; Ramal da Buritirana; Ramal dos Paulinos; Ramal Polo da Santa Rosa; Mariana 02; Pentecostes; Br 307; Ramal dos Carobas e Badejo do Meio.


bottom of page