top of page

Prefeitura apresentando resultado: Casos de dengue têm redução em Cruzeiro do Sul



A prefeitura se Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu em 53% os casos de dengue de janeiro a outubro deste ano, com relação ao mesmo período de 2022.


No ano passado foram registrados 1.363 casos se dengue no município e agora são 640.



Segundo a secretária de Saúde, Valéria Lima, esse resultado reflete o compromisso da gestão do prefeito Zequinha Lima, com a saúde da população.


Segundo ela, as ações de combate à doença incluem a vigilância diária, educação em saúde, bloqueio entomológico, aplicação de larvicida e mutirões de limpeza.



" Os Agentes de Endemias atuam de casa em casa realizando inspeção nos depósitos de água, eliminando pequenos depósitos que podem ser eliminados e tratando com larvicida aqueles que não podem ser eliminados. Na área da ducação em saúde, orientamos ao morador como se prevenir e evitar o mosquito nascer em seu quintal,informando também sobre os sintomas da doença e orientando a procurar a UBS caso alguém na residência esteja sentindo", conta ela, destacando a importância dos mutirões de limpeza pública feitas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


" Os mutirões de limpeza que a prefeitura realiza nos bairros, tiram de circulação muitos criadouros em potencial para a proliferação do mosquito Aedes  que transmitem a dengue. Realizamos ainda bloqueios com inseticida no UBV costal nos quarteirões onde há casos confirmados de dengue. Eliminar o vetor infectado para quebrar a cadeia de transmissão da dengue", concluiu a secretária.



bottom of page