Prefeitura amplia os postos de atendimento do Cadastro Único do Auxílio Brasil


A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ampliou de um para quatro os postos de atendimento para realização do Cadastro Único do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal.

O objetivo de decentralizar os locais para o cadastro é justamente facilitar o acesso das famílias beneficiárias do programa.


A atualização dos dados cadastrais é uma exigência do Governo Federal para a continuidade no recebimento do benefício.

Este cadastro antes era realizado apenas no setor de atendimento na sede da prefeitura no Miritizal ou nas ações itinerantes que a secretaria desenvolveu nos bairros e zona rural do município.


Além do Centro Administrativo da Prefeitura que continua atendendo, agora as famílias podem se dirigir para os novos postos de atendimento localizados nos Bairro João Alves, Telégrafo e Remanso.      



“A Secretaria de Desenvolvimento Social decidiu ampliar para quatro os locais de atendimento devido à grande quantidade de famílias que têm nos procurado para atualização do cadastro único, pois muitos não atualizaram por causa da pandemia. O governo federal exige a atualização das informações, desde o endereço e composição familiar, renda, escolaridade. Antes de completar os dois anos tem que vir atualizar”, explica Sandra Soriano, assistente social do município.



“Atualizar o cadastro é muito importante e prefeitura ter colocado aqui o posto de atendimento facilita muito porque a gente mora longe e para ir no Miritizal é difícil”, disse Geciane Lopes Gondim, 35. Mãe de três filhos, Geciane fez a atualização cadastral no posto de atendimento do Remanso que atende às comunidades de bairros do entorno.

“Facilitou muito. Antes tinha que ir dormir do outro lado do rio, ia às 11 horas da noite e mesmo assim não consegui ser atendida. Desse modo agora fica mais próximo da gente”, disse Valéria Silva do Nascimento, 24. Valéria irá receber o auxílio pela primeira vez.


“Essa ação tem se refletido de forma positiva. Famílias estão procurando os postos e gradativamente estamos alcançando este público”, disse a secretária Delcimar Leite.


“A gestão identificou que havia uma demanda reprimida de famílias que precisavam fazer a atualização do cadastro e um único posto de atendimento na prefeitura não estava sendo suficiente para atender. Já vínhamos realizando ações itinerantes nos bairros e vilas da zona rural, mesmo assim percebemos que isso ainda não era suficiente para atender a essa demanda. Por isso decidimos ampliar para mais três postos de atendimento. Com isso buscamos facilitar a vida das pessoas que necessitam e tem direito ao benefício”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.



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