Prefeito em exercício Henrique Afonso participa de planejamento estratégico da agricultura


Promover o desenvolvimento econômico e tecnologia das populações rurais, tradicionais e indígenas, garantindo melhor qualidade de vida para todos. Esta é a missão escolhida que irá nortear as ações da secretaria de agricultura, pesca e abastecimento nos próximos anos.


A missão é o resultado de um planeamento estratégico da qual participam todos os servidores da secretaria. O prefeito em exercício, Henrique Afonso foi o moderador do encontro, que teve ainda a presença das secretarias de planejamento e de turismo e empreendedorismo.


“A prefeitura almeja promover e trazer grandes transformações na agricultura da região, e para isso, devemos antes planejar tais mudanças, observando sempre as potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem este setor, para quem não sejamos pegos desprevenidos e nem que deixemos escapar as oportunidades de trazer melhorias para os trabalhadores rurais”, explicou o prefeito em exercício.


O planejamento adotou o modelo de análise SWOT – em que os participantes apontam pontos positivos e negativos, ameaças e oportunidades e desenvolvem as linhas de ação para a secretaria. A presença do prefeito em exercício Henrique Afonso e das secretarias de planejamento e turismo e empreendedorismo, além do secretário Elenildo Souza, demonstra a importância que a prefeitura tem reservado para a pasta.





Tornar Cruzeiro do Sul referência regional no desenvolvimento produtivo, econômico e social através da inserção de novas tecnologias, diversificação da produção, geração de emprego e renda; foi a visão estratégica escolhida pela secretaria.

Os planos são ousados, e por essa razão é necessário planejar tendo em vista os diferentes obstáculos que possam aparecer ao longo do percurso.


A gestão do Prefeito Zequinha Lima e do Vice-Prefeito Henrique Afonso vem firmando inúmeras parcerias com órgãos importantes do setor, como Ifac, Ufac, Embrapa , Incra, Governo do Estado, dentre outros.


“Temos agora uma excelente equipe técnica, com engenheiros agrônomos, pela primeira vez a secretaria dispõe de um engenheiro de pesca, e estamos firmando acordos de cooperação técnica com IFAC e UFAC para levar assistência técnica ao produtor rural, numa escala inédita para Cruzeiro do Sul. Tudo isso, além de contar com uma equipe motivada e uma gestão compromissada com o desenvolvimento, nos deixa bastante animados de que iremos realizar importantes transformações na agricultura e aquicultura de nosso munícipio”, disse o secretário de agricultura, pesca e abastecimento, Elenildo Souza.





O próximo passo da secretaria agora é obter um levantamento detalhado das demandas de cada comunidade rural, o que já vem sendo feito e deverá ser concluído em breve. A partir deste levantamento a prefeitura irá começar a implantar os diferentes programas que dispõe, de acordo om os anseios de cada comunidade, e levando em consideração as potencialidade de solo apontadas pelos levantamentos técnicos.

0 comentário