Navio hospital da Marinha Brasileira atende no juruá com apoio do governo e das prefeituras


No dia 31 de janeiro teve início a Operação Acre 2022 da Marinha do Brasil. A operação, consiste no atendimento do Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro à população ribeirinha do Vale do Juruá. A meta é atender 20 mil pessoas.

Um cronograma é montado no início da semana, com previsão de locais de atendimento. No entanto, este cronograma está sujeito a mudanças, uma vez que a prioridade de atendimento é para a população ribeirinha e o deslocamento do navio e suas equipes acontece de acordo com ovolume de água no rio Juruá.

O início do atendimento se deu na comunidade do rio Liberdade, conforme o inicialmente previsto, onde a equipe realizou atendimentos nos dias 2, 3 e 4. O atendimento que estava programado na comunidade do rio Campinas não ocorreu e uma nova data será marcada.

Nos dias 9, 10 e 11 o atendimento ocorreu no ramal 11 do PA Santa Luzia. No dia 14, a programação de atendimento será no ramal 03, nos dias 15 e 16 no ramal da onça, nos dias 17 e 18 na Vila Lagoinha e no dia 21 na sede da Vila Santa Luiza.

Os atendimentos estão sujeitos a alterações, que serão previamente informadas à comunidade.

O governo do estado e as prefeituras do juruá prestam apoio ao atendimento da equipe do Navio Hospitalar.

“A equipe do navio hospital, como todos os anos, vem até a região para atender ribeirinhos e zona rural, as comunidades de mais difícil acesso da regional do Juruá. Graças ao empenho do governador juntamente com todas as instituições envolvidas estamos conseguindo oferecer esse atendimento às comunidades. Esta ação acontece através da parceria do governo e das prefeituras e secretarias municipais a quem temos muito que agradecer por estarem contribuindo. Nessa ação se fazem presentes diversas secretarias e órgãos: SEFAZ, SEPA, SEBRAE SEMA, Secretaria de Ação Social e de Políticas Públicas para Mulheres, IDAF e assessoria de gabinete do governador”, explicou a coordenadora regional de saúde da regional do Juruá, Catiana Rodrigues.

A secretaria municipal de saúde de Cruzeiro do Sul presta apoio ao atendimento da equipe de saúde do Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro, cuidando do apoio logístico, no deslocamento das equipes de saúde da Marinha por terra, como no caso dos ramais. A retirada do material infeccioso decorrente dos atendimentos também ficou a encargo da secretaria municipal de saúde.

Como muitos atendimentos acontecem nas unidades de saúde da prefeitura, pessoal de apoio, técnicos em enfermagem e enfermeiros de cada unidade ficam a serviço da equipe do navio hospital. O navio possui equipe de saúde completa, medicamentos e estrutura para exames.

“É sempre muito bem-vindo esse apoio à saúde de nosso município, que todos os anos o navio traz até nós. De nossa parte colocamos à disposição a estrutura da secretaria para a equipe de saúde da Marinha”, disse a secretária Valéria Lima.

“A chegada do Navio Hospital é sempre um evento bastante esperado em toda região. Para nós, representa um reforço importante na saúde de nosso município, especialmente nos locais de mais difícil acesso. A equipe pode contar com o apoio da prefeitura naquilo que for necessário é só tenho a agradecer também o apoio do nosso governador Gladson Cameli ”, explica o prefeito Zequinha Lima.

0 comentário