top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Mutirão de Limpeza em Cruzeiro do Sul visa prevenir proliferação de doenças



Após as recentes cheias que assolaram Cruzeiro do Sul, a prefeitura está mobilizando um grande mutirão pós-cheia envolvendo as Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Limpeza Pública. O principal objetivo é evitar a propagação de doenças, especialmente a dengue.

O mutirão de limpeza será iniciado na próxima segunda, dia 25 de março e vai Alcançar todos os bairros e vilas do município.


O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias precede a limpeza. As equipes começaram hoje (21) pelo Miritizal, a orientar os moradores sobre a retirada de entulhos e resíduos, que podem servir de criadouros para mosquitos.


“Nós vamos de casa em casa pedindo que as pessoas retirem os entulhos de seus quintais e coloquem na frente, para em seguida as equipes do meio ambiente e limpeza possam  retirar”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.



O secretário municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Ygoor Neves, detalhou que o mutirão, operacionalmente semelhante ao "Cidade Limpa", contará com a participação de 120 homens, abrangendo serviços que vão desde a roçagem até a desobstrução de córregos e bueiros. A ação tem como objetivo principal garantir a higiene e a segurança da população frente aos riscos pós-enchentes.

“Operacionalmente o mutirão vai começar no dia 25 de março. Ele inicia primeiramente com a entrada dos agentes de saúde e de endemias, onde eles fazem todo aquele papel educativo e pedagógico, que os moradores fazem a retirada de todo aquele material que está inutilizado, que seja descarte, que seja lixo, que seja entulho e a gente vai entrar com um serviço operacional que vai abranger toda a cidade de Cruzeiro do Sul. Envolve desde a roçagem, a desobstrução de córregos e bueiros e a retirada de entulhos, principalmente”, explica.


O prefeito Zequinha Lima esteve reunido na manhã desta quinta, 21, com os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias para o planejamento da próxima ação. Ele parabenizou os servidores pelas reduções nos casos de dengue alcançadas mesmo durante o período chuvoso.

“Nos últimos 12 meses, a partir do trabalho que vocês fizeram, juntamente com a gestão da saúde, as pessoas conseguiram reduzir 50% dos casos em pleno inverno. Isso não é tarefa fácil, mas nós fizemos o nosso dever de casa graças à colaboração de cada um, servidor da saúde desempenhou. Então a gente está colhendo esse fruto agora. Já imaginou enfrentar uma cheia e enfrentar uma dengue tudo ao mesmo tempo?  Para garantir também que as pessoas possam adoecer menos ao retornarem. Com isso a gente vai diminuir a fila nos postos de saúde, e nos hospitais. Esse é o nosso trabalho, é o trabalho preventivo. Hoje iniciamos uma nova fase. Vamos começar aqui no Miritizal, que é uma região que foi alagada por inteiro, vamos depois para a Várzea, mas não vamos fazer só nos bairros que foram alagados. Esse mutirão de limpeza de ambiente nós vamos fazer na cidade inteira", pontou o prefeito Zequinha Lima.



Comments


bottom of page