top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Esquenta do Carnaval traz atividade física em ritmos de carnaval


A abertura do Carnaval Magid Almeida 2023 aconteceu com a realização de uma atividade aeróbica aos ritmos carnavalescos.

A iniciativa da prefeitura buscou unir os temas saúde e diversão através do movimento e da dança.


O programa de atividades físicas nos bairros da SEMSA teve início ao final da pandemia como forma de proporcionar saúde e prevenção e tem se assistido a um aumento significativo de participantes.       


“O intuito da secretaria de saúde foi o de proporcionar prevenção. As atividades estão acontecendo nos oito bairros da cidade e estaremos também trabalhando a conscientização durante o carnaval, ou seja, brincar, se divertir, mas sem perder de vista a saúde, mostrando que carnaval e saúde têm tudo a ver”, disse Wilton de Paiva Lima, profissional de educação física da secretaria municipal de saúde.


Grande parte dos participantes da abertura, são pessoas que já frequentam as atividades físicas promovidas pela SEMSA nos bairros. Muitos já sentem melhora na condição de saúde e bem-estar. É o caso da dona de casa Maria Luiza, 42, moradora do bairro do cruzeirinho novo.


“Para mim melhorou muito. Tenho problema de pressão alta, sou hipertensa, antes não conseguia dormir de noite e agora durmo bem, acordo bem, tenho disposição de fazer tudo na minha casa cuidar dos meus filhos, porque a idade vai chegando e a gente tem que se cuidar. Não é apenas para emagrecer, é a saúde do ser humano”, disse Maria Luiza.



A professora Celene Lourenço também elogiou a iniciativa:

“Esse é um momento ímpar. A atividade física é necessária para a saúde das pessoas. Só tenho a agradecer aos professores de aeróbica do programa saúde nos bairros. Desde que comecei mudou muito pressão, diabetes. Todos têm que participar”, disse a professora.


O prefeito Zequinha Lima tem sido um entusiasmado defensor da atividade física como prevenção em saúde e esteve presente na abertura na Praça Orleir Cameli.

“Carnaval tem a ver com saúde sim, pois tem a ver com ritmo, movimento, dança. Tido isso traz saúde para as pessoas. Desde o fim da pandemia demos início ao programa com aeróbica nos bairros. Começamos com oito pessoas na equipe e agora já temos 18 profissionais de educação física. Quando começamos muitos estavam doentes em casa tomando remédio, e depois de iniciar no programa muitos não precisaram mais. Por isso tem crescido tanto essa participação”, disse o prefeito Zequinha Lima.


O prefeito também destacou o convênio com o governo do estado para a realização da festa e a preocupação com a segurança dos foliões.

“Este é o primeiro carnaval da gestão, estivemos dois anos sem por conta da pandemia. Fizemos questão de dar um brilho com a ornamentação feita em parceria com o governo do estado, que está presente tanto na organização quanto no financiamento. Quem ganha são os foliões”, disse.

“Também teremos aqui a presença das polícias para que as pessoas se sintam seguras. Essa é a nossa principal preocupação: que as pessoas possam se divertir em segurança”, concluiu.




Comentarios


bottom of page