top of page

Cruzeiro do Sul é o primeiro município do Acre a pagar o piso retroativo da enfermagem



O prefeito Zequinha Lima e a secretária Valéria Lima concederam uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda, 11, no auditório da UBS da 25 de Agosto, para anunciar o pagamento do piso nacional da enfermagem, incluindo a diferença do piso retroativo aos meses de maio, junho, julho e agosto.




São 139 profissionais de enfermagem beneficiados com o pagamento, totalizando um valor de R$736 mil a mais girando na economia do município já a partir desta segunda.


Para alcançar este resultado somaram-se as lutas dos profissionais de enfermagem, com o empenho da gestão em fornecer com celeridade todas as informações necessárias para o repasse do Ministério da Saúde. Em razão dessa agilidade em que profissionais e a gestão trabalharam juntos, Cruzeiro do Sul foi o primeiro município do Estado do Acre a realizar o pagamento completo aos profissionais de enfermagem.



“Palavras que resumem tudo isso: vitória, conquistas e avanços. A gestão reconhece o valor de cada profissional de enfermagem e hoje Cruzeiro do Sul é primeiro município a creditar na conta destes 190 profissionais o pagamento feito pela complementação do Ministério da Saúde”, disse a secretária municipal de saúde, Valéria Lima.





“Tivemos vários avanços durante a gestão, o pagamento de insalubridade, a redução da carga horária para 30 horas e efetivação deste pagamento do piso. O governo federal vai pagar a complementação deste piso, o salário vai ficar para sempre na contra destes profissionais. Quando já começaram a falar sobre o piso já foi organizada uma força tarefa interna para colocar tudo isso no sistema. Estivemos tão alinhados nesse objetivo: gestão e profissionais que por isso somos o primeiro município do Acre a efetivar este pagamento”, completou a secretária.


“Honestamente não esperava por isso hoje. É uma surpresa muito grande acordar hoje com essa assinatura que daqui a pouco vai estar na conta dos profissionais. A gestão sai na frente, com Cruzeiro do Sul sendo o município do estado que está pagando primeiro hoje. Este é um momento muito gratificante. Um momento único na vida dos profissionais de enfermagem. Só temos a agradecer à gestão do prefeito Zequinha e à Secretaria Valéria Lima”, disse o técnico em enfermagem Vanderlúcio Fontes da Silva.


“Hoje a enfermagem realiza uma conquista de muitos anos. O piso agrega valores, agrega respeito aos profissionais e às pessoas que nós atendemos: a população de Cruzeiro do Sul”.



“O prefeito Zequinha Lima não mediu esforços para chegar a esse resultado. Nossos gestores fizeram por onde acontecer. Sem a Valéria juntamente com o prefeito Zequinha isso não seria possível. A enfermagem de Cruzeiro do Sul agradece de coração a todos os que lutaram para que isso pudesse acontecer”, completou Vanderlúcio.


“Nós da enfermagem estamos felizes por realizar este sonho depois de tantas batalhas, tantas lutas para receber o piso nacional da enfermagem. Sem lutas não há vitória, tivemos embates, o movimento nunca enfraqueceu e depois de tantas lutas alcançamos o piso da enfermagem. Somos o primeiro município a pagar o piso da enfermagem. A secretária Valéria, e o prefeito Zequinha estão realizando este sonho”, disse Darlene Rodrigues, representante do SPATE Acre e do Sindsaúde Juruá.


“É mais um compromisso da nossa gestão sendo firmado com a categoria dos servidores. Reduzimos a carga horaria dos enfermeiros sem reduzir vencimentos, realizamos o pagamento da insalubridade e a gestão assumiu esse compromisso firmado com os técnicos de enfermagem e enfermeiros desde quando foi anunciado o piso nacional. Hoje estamos pagando na conta os vencimentos retroativos de maio, junho, julho e agosto. Todos estes passos foram discutidos com o sindicato e a categoria, pois sabemos da importância que estes profissionais exerceram na pandemia e continuam a exercer todos os dias. Por isso, nada melhor do que valorizar estes profissionais”, disse o prefeito Zequinha Lima.


bottom of page