A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura, patrocinou o Festival da Canção Cruzeirense que aconteceu na noite desta sexta-feira, 20, no Teatro dos Náuas Alberto Loro.
O festival é um projeto proposto pelo professor Egino, aprovado e financiado pela lei municipal de incentivo à cultura com recursos oriundos do fundo municipal de cultura. O projeto foi aprovado ainda em 2019, com previsão de ser apresentado ao público em 2020. Todavia, em decorrência do agravo da pandemia, somente nesta sexta-feira, foi executado o projeto .
O objetivo do evento é resgatar a memória dos antigos festivais realizados nas décadas de 80 e 90, que revelaram grandes nomes da música cruzeirense.
Participaram do evento a banda Garotos do Sotão, e vários artistas como Aldemir Maciel, Nielson, Anailton Salgado, Manoelzinho do Acre e tantos outros artistas.
O vice-prefeito Henrique Afonso esteve prestigiando o evento, e enfatizou a importância do incentivo à cultura.
“Lembro com muita alegria quando os festivais aconteciam nos anos 80 aqui na nossa cidade, momento que agora vivenciamos de forma nostálgica. A cultura de uma cidade não pode morrer, e nós como gestão, estamos incentivando que atividades como essas voltem a acontecer” , falou o vice-prefeito.
O secretário de cultura Aldemir Maciel destacou a importância da lei municipal de incentivo a cultura, que permite a execução de diversos segmentos culturais proporcionados com recursos públicos.
"Hoje estamos concretizando o projeto ‘Festival da Canção Cruzeirense’, que visa resgatar os grandes festivais que existiam em nossa cidade. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura tem proporcionado patrocinarmos grandes eventos culturais em nossa cidade", disse Aldemir.
O prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima enfatizou que sua gestão está focada no resgate cultural de Cruzeiro do Sul.
"Precisamos resgatar a cultura do nosso povo, um povo sem cultura é um povo sem identidade. O festival da Canção Cruzeirense sempre foi um sucesso, que agora estamos resgatando. Estamos focados em resgatar nossa cultura e o patrimônio histórico”, disse o prefeito.