top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Centro de Diagnóstico de Cruzeiro do Sul realizou mais de 50 mil exames em março


O Centro Municipal de Diagnóstico Edson Mesquita de Magalhães, localizado no Bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, realizou mais de 50 mil exames no mês de março. Foram 55.512 análises laboratoriais para diagnosticar diversas patologias e exames de imagens garantidos pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. No Centro há 400 tipos de análises laboratoriais disponíveis para a população, além de 12 tipos de ultrassonografia.


Com o horário de funcionamento das 6h às 11h e das 13hs às 17h, o laboratório recebe mais de 100 pacientes por dia. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde e, no dia marcado, os pacientes comparecem no Centro de Diagnóstico para coletar o material.

Os resultados são entregues em até 48 horas. Já os exames sorológicos demoram até 7 dias. Todos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.


"A rapidez do diagnóstico é fundamental para que o paciente possa iniciar o tratamento o mais precocemente possível", destaca o prefeito Zequinha Lima.


Exames realizados


Com equipamentos de alta tecnologia, o Centro  realiza exames de sorologia para hepatites, HIV, leptospirose, dengue e chikjngunya. Diagnósticos bacterológicos para tuberculose, hanseníase e para leishmaniose e os de sorologia, bioquímicos, hematologia, parasitologia, ultrassonografia, urianálise, leishmaniose, imunologia, turbeculose e hanseníase. No ano passado, o município também passou a realizar exames hormonais.


"Ampliar a capacidade de atendimento no Centro de Diagnóstico foi uma preocupação nossa para assegurar uma assistência de saúde mais eficiente para a nossa população", garantiu Zequinha.


Ideane Alencar, gerente de papelaria, procurou o centro de diagnostico para fazer hemograma completo, creatinina, fezes e urina. "Se temos essa oportunidade de fazer exames seguro e gratuito temos que aproveitar ", conta.


A Maria Leideane Amaral de Lima, de 39 anos, Cuidadora de idoso procurou o centro de diagnóstico para fazer exame de sangue e urina. “Eu acredito que eu gastaria uns R$ 50  para fazer no particular, então é muito bom ter tudo gratuito assim, economizamos e o dinheiro rende mais”, destacou.


Exames de imagens


Somente no mês de março, foram realizados 1.115 exames de imagem como a Ultrassonografia de mama, abdominal, transvaginal, obstétrica, pélvica, mãos, pés, testículos, parede abdominal, próstata, partes moles e de vias urinárias.


A aposentada Maria Vania Nogueira da Silva, procurou o centro de diagnóstico para fazer exame ultrassom para os rins.


“Eu fico feliz porque as vezes o que a gente ganha não dá nem comprar um remédio, imagina para fazer ultrassom. A gente vem, é bem atendido e faz tudo  de graça ”, disse.


"Não temos muita condição de pagar exames, então essa é a oportunidade que temos, e isso é muito bom. Já fiz exame do coração e coluna, tudo de forma gratuita. Já fiz sete cirurgias, então sempre faço exames, tanto eu quanto minha família”, pontou a agricultora, Luziana Silva.



Comments


bottom of page