top of page
  • Foto do escritorAssessoria de Comunicação

Carreta do hospital do amor já realizou mais de 500 exames em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul



Em parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, a Carreta do Hospital de Amor, já realizou 536 exames de mamografia e de câncer de colo de útero- PCCU em mulheres do município. O funcionamento é de 07h30 às 12h e das 13h às 17h, até o dia 28 deste mês na frente da Catedral Nossa Senhora da Glória. As novidades desta edição são a realização de exames complementares de mamografia e a avaliação ou triagens para a prevenção do câncer de pele.


Além dos exames previamente agendados nas unidades de saúde do município a equipe consegue fazer encaixes para atendimento na unidade móvel.


A Secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Valéria Lima,destaca que com o diagnóstico precoce, as chances de cura dos dois tipos de câncer aumentam. " Esses exames são de caráter realmente preventivo  As chances de cura são de 99% se você conseguir diagnosticar mais rápido essa desordem de células" disse.



A enfermeira da carreta Ithala Soares, explica que a Secretaria Municipal de Saúde vai garantir a entrega dos resultados. Os diagnósticos estarão disponíveis nas unidades de saúde de referência das mulheres entre 30 e 60 dias. De acordo com ela, a parceria com a prefeitura expande o atendimento.


“ Com essa parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul temos a chance de alcançar um maior número de mulheres e conseguiremos atender muitas pacientes. Os resultados dos exames de mamografia tem um prazo de 30 dias úteis e os exames de papanicolau tem um prazo de 60 dias úteis. E iniciamos aqui mesmo no município os primeiros dois atendimentos de exames complementares da momografia, sem a necessidade  da paciente  se deslocar até Rio Branco, o que é uma novidade é facilita a vida das pacientes que não fazem esse deslocamento ”, ressaltou ela.


Após o resultado, em caso de necessidade, as pacientes são encaminhadas para consulta na unidade de Rio Branco e iniciar o tratamento na rede do Hospital do Amor.


Maria Francisca Esídio realizou exame de momografia e disse que essa é uma oportunidade única. “Ainda não tinha feito esse exame, então decidi aproveitar essa oportunidade para fazer de graça. Então eu agradeço, por esse apoio, porque muitas pessoas não tem condições de pagar,” disse ela.


Para o atendimento na Carreta do Hospital de Amor e ter acesso aos exames gratuitamente, as mulheres devem apresentar a Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.



Σχόλια


bottom of page