...
 

3° Conferência de Saúde Mental debate sobre ampliação da rede de atenção


Nesta quinta- feira (29) e sexta-feira (30), ocorreu em Cruzeiro do Sul, a 3° Conferência de Saúde Mental. A conferência reuniu profissionais, gestores e interessados no tema. O prefeito em exercício Franciney Freitas esteve presente na abertura do evento.

O objetivo foi trazer propostas para as conferências estadual e federal que possam contribuir para o aperfeiçoamento do sistema.

“Estamos aqui na conferência, que é um marco para as políticas públicas de saúde mental, para programar como cuidar da saúde mental dos usuários. Temos que aprender a conviver com as pessoas que têm algum transtorno e temos que ter lugar para tratar, dar suporte aos pacientes com transtorno mental, para conviver e para que possam produzir economicamente, fazer parte da sociedade”, explica o psiquiatra Dr. Rodrigo Silveira.

Um dos focos dos debates deste ano foi o agravamento das condições de saúde mental durante a pandemia. Mas, a conferência trouxe diferentes eixos temáticos.

“Temos alguns eixos como suicídio, acolhimento, o trabalho dos profissionais no atendimento à saúde mental, financiamento, vários temas abertos onde a participação popular é grande, com propostas para que possamos trazer para as esferas estadual e federal. Exatamente a partir daí vamos montar grandes ideias para esse planejamento político. Já temos políticas de apoio, tendo em vista pessoas de rua, redução de danos, e ainda temos muito a melhorar, pois nesse momento, pós-pandemia, tenho certeza de que muitas consequências surgiram no âmbito mental”, disse Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

Essa pandemia deixou muitas pessoas com sequelas e isso tem preocupado de modo geral a população brasileira. Hoje, estamos participando dessa conferência e vendo a participação desses profissionais. Na Aleac temos procurado, através de vereadores, gestores municipais e sindicatos da área de saúde, produzir relatórios que são encaminhados à secretaria estadual de saúde”, disse o deputado José Bestene, presidente da comissão de saúde Aleac.

“Esse é um momento muito importante, pois é um espaço para discutir e trazer novas propostas para a área de saúde do nosso município”, finalizou o prefeito em exercício Franciney Freitas.





0 comentário